Dicas de Livros | Blog A Taba
Emília no país da Gramática

Emília no país da Gramática

O país da Gramática, criado por Monteiro Lobato e ilustrado por Paulo Borges, é o cenário principal dessa aventura de Emília, Visconde, Narizinho, Pedrinho e Quindim. Incentivados por Emília e com o consentimento de Dona Benta, avó das crianças, todos partem para o país da língua ciceroneados por Quindim, o sábio rinoceronte do sítio.


Resenha
O país da Gramática, criado por Monteiro Lobato e ilustrado por Paulo Borges, é o cenário principal dessa aventura de Emília, Visconde, Narizinho, Pedrinho e Quindim. Incentivados por Emília e com o consentimento de Dona Benta, avó das crianças, todos partem para o país da língua ciceroneados por Quindim, o sábio rinoceronte do sítio. Ao chegarem ao país da língua, encontram-se com os Sons Orais, visitam os bairros das palavras antigas e novas, conversam com os habitantes Substantivos, Adjetivos e Verbos, conhecem a Dona Sintaxe e aprendem – por meio de diálogos – a história da nossa língua. O livro, originalmente publicado em 1934, recebeu, na atual edição, comentários e explicações acerca das mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo.
Trecho do livro
“(…) Esse país não existe, nem nunca existiu. Gramática é um livro. –- Existe, sim. O rinoceronte, que é um sabidão, contou-me que existe. Podemos ir todos, montados nele. Topa?”