Dicas de Livros | Blog A Taba
Entre leitores e leituras – Na cozinha noturna

Entre leitores e leituras – Na cozinha noturna

Confira as impressões de nossa colaboradora Isadora Freire sobre um dos grandes clássicos da literatura norte-americana que enviamos aos assinantes de nosso Clube de Leitores no mês de julho.


Às vezes sonhamos com coisas loucas mesmo… Será que todos os animais também sonham como os seres humanos? “Se os morcegos sonhassem, é claro que seria um pesadelo”, disse um dos meus amigos leitores.

Esta leitura fizemos com crianças de 2 a 5 anos de idade, e os comentários são curiosos, interessantes, preocupados e inesperados.

“É claro que é um sonho, porque ninguém consegue entrar dentro do leite. Não existe copo tão grande!”, uma leitora explicou para os outros colegas que franziam a testa tentando entender o que acontecia. “Mas eu iria adorar nadar no leite, eu amo leite”, disse outra leitora.

Mas a tensão de saber o que acontece com o Mickey é tão grande, que penso que as crianças nem perceberam que ele ficou pelado. Em algumas bibliotecas norte americanas há um tempo atrás o livro foi censurado na época que foi publicado por causa dessa imagem! Mas isso não importa agora, o que importa é que o Mickey se realizou neste sonho.

E ao final da leitura, apareceu uma grande preocupação: “E os bandidos? Por que assaram o Mickey?”, um pequeno leitor de 3 anos me perguntou.

Bons livros são assim mesmo: um convite para nos mantermos sempre com o olhar de quem pergunta.

E vocês? O que acharam dessa obra?