Dicas de Livros | Blog A Taba
Quem quer brincar de esconde-esconde?

Quem quer brincar de esconde-esconde?

Conheça o livro “Esconde-esconde” de Taro Gomi, lançado no ano passado pela Berlendis & Vertecchia Editores e veja também uma galeria de imagens divertidas de crianças brincando desse jogo.


Desde muito cedo, uma das brincadeiras preferidas das crianças é o jogo de esconde-esconde. Tão logo os bebês começam a estabelecer contato visual, costumam se divertir muito com a “descoberta” do outro, sempre seguida da expressão “Achou!”.
Encantados com a alegria provocada pela brincadeira, pais e mães nem imaginam que essa surpresa diante do outro que desaparece apenas porque teve os olhos ocultados tem explicação científica: até 7 anos de idade, as crianças ainda não possuem estruturas cognitivas que as tornem capazes de perceber a visão que as demais pessoas têm dela. O fato de fechar ou encobrir os olhos as leva a acreditar que os outros também não estão vendo nada. É o que revela essa divertidíssima galeria de imagens de esconde-esconde divulgadas essa semana no Catraca Livre.


Um dos livros mais bacanas lançados no ano passado no Brasil explora de maneira muito inteligente as inúmeras possibilidades de representação desse jogo infantil tão conhecido.
Esconde escondeEm Esconde-esconde, do japonês Taro Gomi, dois ratinhos iniciam a brincadeira e, logo descobrem que aquele brinquedo que parecia ser apenas deles, na verdade está sendo compartilhado por muitos outros jogadores: raposas, rinocerontes, elefantes, dois gigantes e, até mesmo, o próprio leitor.
O texto, construído a partir de diálogos em uma estrutura de repetição, simula o jogo que dá nome ao livro:  ao esconder-se em um lugar no qual ninguém poderia achá-los (monte de feno, árvore, pedra e montanha), cada um dos personagens, na verdade, é surpreendido por outro que também não quer ser encontrado. A brincadeira está em tentar adivinhar quem será o próximo participante, ou seja, quem está se escondendo de quem.
As ilustrações, construídas a partir de camadas, sobrepõem os personagens, desafiando o leitor, a descobrir  quem é, de fato, o personagem/esconderijo escolhido. Esse jogo com as imagens fica ainda mais evidente no momento em que o primeiro participante é descoberto por seu parceiro de brincadeira. Imediatamente, a cada movimento de página, um dos “personagens-camada” vai sendo encontrado e, com isso, revelando o esconderijo do próximo, sucessivamente.
Chama a atenção também a escolha do autor em trabalhar com a perspectiva, a partir do ponto de vista dos jogadores – do menor para o maior – evidenciando, inicialmente, apenas uma parte do corpo do próximo personagem, para, em seguida, apresentá-lo em sua totalidade, surpreendendo ao seu antecessor e também ao leitor.
Para brincar e jogar com leitores iniciantes.
Autor: Taro Gomi
Tradução: Stéphanie Havir
Editora: Berlendis & Vertecchia Editores
Ano: 2013