Dicas de Livros | Blog A Taba
A famosa invasão dos ursos na Sicília

A famosa invasão dos ursos na Sicília

O escritor italiano Dino Buzzati narra, de forma fabular, a invasão ocorrida na cidade de Sicília por um grupo de ursos que vive na montanha. Além de uma retaliação ao malvado Grão- Duque de Ambrósio, ela tem como pretexto o resgate de Tonho, filho de Leôncio, o Rei dos Ursos, sequestrado por caçadores a mando do tirano. Para tal empreitada, os ursos enfrentarão muitos perigos, dentre eles gatos voadores e serpentes marítimas.


Resenha
O escritor italiano Dino Buzzati narra, de forma fabular, a invasão ocorrida na cidade de Sicília por um grupo de ursos que vive na montanha. Além de uma retaliação ao malvado Grão- Duque de Ambrósio, ela tem como pretexto o resgate de Tonho, filho de Leôncio, o Rei dos Ursos, sequestrado por caçadores a mando do tirano. Para tal empreitada, os ursos enfrentarão muitos perigos, dentre eles gatos voadores e serpentes marítimas. A história pode ser dividida em duas partes, sendo a primeira fabular, correspondendo ao resgate do filho, e a segunda reflexiva, relatando a cidade de Sicília sob o domínio dos ursos. Mistérios aparecerão e colocam em questão a atitude dos ursos quando em contato dos humanos. Uma obra para pensar sobre a conduta e a vaidade humanas diante do poder, contada com maestria e humor pelo autor italiano. As ilustrações, ricas em cores e detalhes, são compostas pelo próprio autor.
Trecho do livro
“Dançaram, cantaram e demonstraram gostar uns dos outros, ursos e fantasmas. Um velhíssimo espectro, levando alegria ao extremo, foi desentocar nas adegas do castelo, entre montes de esqueletos, aranhas e ratos enormes, uma garrafa antiga de vinho que nem o Grão-Duque possuia.” P. 42