O poço do Visconde
Monteiro Lobato participou ativamente da Campanha do Petróleo e do Ferro e publicou, em 1937, o livro O poço do Visconde, para explicar às crianças sobre o assunto. Além de se informarem sobre a luta pelo petróleo brasileiro, por meio das lúdicas e divertidas explicações, o leitor aprende geologia, ciência que estuda a formação dos minerais.
Resenha
Monteiro Lobato participou ativamente da Campanha do Petróleo e do Ferro e publicou, em 1937, o livro O poço do Visconde, para explicar às crianças sobre o assunto. Além de se informarem sobre a luta pelo petróleo brasileiro, por meio das lúdicas e divertidas explicações, o leitor aprende geologia, ciência que estuda a formação dos minerais. Apesar de ser um livro de caráter informativo, O poço do Visconde apresenta aventura, componente essencial dos livros do escritor; dessa vez, um poço de petróleo vai despertar o interesse de muita gente pelas terras do sítio de Dona Benta.
Trecho do livro
“No dia seguinte, a impaciência de Pedrinho chegou ao auge. Aquilo de ficar uma parte da noite sentado, a ouvir as preleções do Visconde, não era com ele. Queria por mãos à obra, abrir logo o poço salvador da pátria”.”