Na Formação Literária de junho, com o tema “Mediação de leitura, como conduzir conversas a partir dos livros com as crianças” vamos tomar como referência teórica Cecilia Bajour, que defende as conversas sobre o lido como situação de ensino e que há modos de se adentrar a eles por meio de chaves de leitura que cada livro sugere. Partindo disso, qual é o papel do professor na mediação de uma leitura literária? Que tipo de pergunta pode ser feita para gerar debates, aprofundar a compreensão leitora e apreciação estética das histórias? O que não pode faltar no planejamento de uma mediação leitora? Na formação deste mês vamos conversar sobre como construir um repertório de boas perguntas.
Sobre a formadora
Érica de Faria Dutra é mestre em educação pela FE USP, é formadora de professores e gestora pedagógica do Programa Taba na escola. Desde 2019, dedica-se ao estudo sobre Currículo Literário na Escola, sendo parte da equipe de formadores de Secretarias Municipais de Educação, Avisalá, CEDAC, Parceiros da Educação e outras organizações. Professora no curso de Pós-graduação Livros para crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, no ISE Vera Cruz, em São Paulo.