Dicas de Livros | Blog A Taba
Gol de padre

Gol de padre

Sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, o escritor Sérgio Porto publicou várias crônicas nos jornais das décadas de 50 e 60, ficando conhecido pelo seu humor acentuado. O volume 23 da série Para gostar de ler, Gol de padre e outras crônicas, reúne 33 publicações do autor, divididas entre os temas: “Bancando o espertinho”, “Que vexame!” e “Por esta ninguém esperava”. Os textos possuem uma linguagem leve e bem humorada e, mesmo quando apresentam o intuito de criticar, não deixam de lado a intenção de divertir.


Resenha
Sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, o escritor Sérgio Porto publicou várias crônicas nos jornais das décadas de 50 e 60, ficando conhecido pelo seu humor acentuado. O volume 23 da série Para gostar de ler, Gol de padre e outras crônicas, reúne 33 publicações do autor, divididas entre os temas: “Bancando o espertinho”, “Que vexame!” e “Por esta ninguém esperava”. Os textos possuem uma linguagem leve e bem humorada e, mesmo quando apresentam o intuito de criticar, não deixam de lado a intenção de divertir. Na crônica “O milagre”, por exemplo, o narrador revela a esperteza do dono do armazém, que se aproveita da fé das pessoas para atrair mais visitantes ao quarto do padre falecido, o qual ficava atrás de seu estabelecimento. Com a farsa da vela que se acende, o comerciante obtém vantagem com a chegada das pessoas.
Trecho do livro
“E foi quando um dia… ou melhor, uma noite, deu-se o milagre. No quarto dos fundos da venda, no quarto que fora do padre, na mesma hora em que o padre costumava acender uma vela para ler seu breviário, apareceu uma vela acesa.” P. 19