Dicas de Livros | Blog A Taba
Histórias para aprender a sonhar

Histórias para aprender a sonhar

Histórias para aprender a sonhar é uma reunião de quatro contos do escritor irlandês Oscar Wilde. Misturando fantasia à realidade, o autor aborda em seus textos os contrastes entre os sentimentos humanos e denuncia as dificuldades vividas pelas pessoas. Com exceção do conto “O gigante egoísta”, no qual se assiste à transformação da personagem que aceita enxergar a beleza das crianças no jardim, os demais contos demonstram o egoísmo e a valorização desmedida do que é material.


Resenha
Histórias para aprender a sonhar é uma reunião de quatro contos do escritor irlandês Oscar Wilde. Misturando fantasia à realidade, o autor aborda em seus textos os contrastes entre os sentimentos humanos e denuncia as dificuldades vividas pelas pessoas. Com exceção do conto “O gigante egoísta”, no qual se assiste à transformação da personagem que aceita enxergar a beleza das crianças no jardim, os demais contos demonstram o egoísmo e a valorização desmedida do que é material. Alternando trechos poéticos com trechos irônicos, Oscar Wilde insere o leitor na fantasia de suas histórias, emocionando-o e fazendo-o pensar. Os primeiros contos, “O príncipe feliz” e “A cotovia e a rosa”, mostram a grandiosidade daqueles que sacrificam suas vidas em troca do amor, sentimento nem sempre compreendido pelos seres humanos.
Trecho do livro
“‘Querido Colibri pequenino’, disse o Príncipe, ‘você me fala de coisas maravilhosas, mas mais espantoso do que tudo é o sofrimento de homens e mulheres. Não há Mistério maior do que a Miséria. Voe por sobre a minha cidade, pequenino Colibri, e diga-me o que você vê.’”
P. 15