Dicas de Livros | Blog A Taba
A joaninha mal-humorada

A joaninha mal-humorada

No livro “A joaninha mal-humorada”, os desenhos, as páginas e as letras aumentam de tamanho conforme o bicho se torna maior.


Resenha do livro “A joaninha mal-humorada”

Livro: A joaninha mal-humorada

Autor: Eric Carle

Editora: Kalandraka 

Este é um livro circular: quando o leitor o abrir os vaga-lumes estarão dançando para a lua, quando o leitor o fechar os vaga-lumes estarão acordando para começarem a dança. Entre as duas pontas, a jornada da joaninha mal-humorada. Ela terá o dia inteiro para aprender o seu lugar. O dia dela começa às 5 horas da manhã quando o sol nasce e termina às 6 horas da tarde quando o sol se põe. A cada hora, marcada por um relogiozinho à direita no alto da página e pelo movimento do sol, estará a joaninha desafiando para a briga um bicho maior do que ela. Mas como eles não a atacam logo, ela conclui: “Ó, você não é grande o suficiente”. Imagine que ela dirá esta frase a um besouro, uma lagosta, uma jiboia, um gorila entre outros. Os desenhos, as páginas e as letras aumentam de tamanho conforme o bicho se torna maior. Com projeto gráfico inventivo e capa dura, este livro foi desenvolvido pelo escritor, ilustrador e designer gráfico americano Eric Carle.


Trecho do livro
“Ao meio-dia, ela viu uma jiboia. – Ei, você – disse a joaninha mal-humorada. – Quer brigar? – Se você insis-s-s-te – respondeu a serpente. – Logo depois do almoço. – Ó, você não é grande o suficiente – a joaninha mal-humorada disse e saiu voando.” (p. 18)