Autônomos

Felpo Filva

7 de January de 2014 por Equipe A Taba

Resenha

Felpo Filva, o protagonista dessa história, é um coelho poeta que se tornou solitário e taciturno, por conta de ser diferente dos outros coelhos. Felpo tinha uma orelha mais curta que a outra e, quando era criança, seus colegas de escola, zombavam dele. Felpo poderia ter ficado sozinho para sempre não fosse ter recebido, um dia, uma carta de Charlô, uma fã atrevida e audaciosa que discordava do conteúdo pessimista e dramático de alguns de seus poemas, reescrevendo-os à sua maneira. A crítica de Charlô desencadeia no poeta uma grande mudança: o rancor e o mau humor vão dando lugar àa doçura e ao otimismo. Eva Furnari, autora de mais de 60 livros, com obras publicadas no México, Equador, Guatemala, Bolívia e Itália, recebeu por Felpo Filva (2007) o Prêmio Jabuti de melhor texto e iIlustração. Nessta obra mostra ao leitor de maneira divertida como é possível refletir com leveza sobre um tema tão delicado como o respeito às diferenças. Além disso, promove o contato com as diferentes funções e intenções da escrita atravéspor meio do uso bastante inovador de diferentes tipos de textos: poema, fábula, carta, manual, receita e até autobiografia.

Trecho do livro

“O poeta saiu da toca diversas vezes para visitar a Charlô. Depois de muitos chás, muitos bolinhos de chocolate e muitos poemas, ele começou a se sentir em casa na toca dela. Um dia, juntaram seus talentos e fizeram uma canção.” P. 35

Equipe A Taba Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

compartilhe essa leitura!

banner superior

deixe seu comentário!

0 comentários