Dicas de Livros | Blog A Taba
Histórias ou contos de outrora

Histórias ou contos de outrora

No livro “Histórias ou contos de outrora”, o escritor uniu contos da tradição oral bem conhecidos com o requinte de sua escrita.


Resenha do livro “Histórias ou contos de outrora”

Livro: Histórias ou contos de outrora

Autor: Charles Perrault

Editora: LANDY


O francês Charles Perrault permanece como um dos maiores contadores de histórias de todos os tempos. O escritor recolheu da tradição oral contos bem conhecidos e tingiu-lhes com o requinte de sua escrita sem desprezar os ensinamentos que eles já carregavam, nem o entretenimento a que eles se propunham. Cada conto lida com os nossos medos, nossos desejos de superação, nossos ímpetos que, uma vez satisfeitos, podem acarretar consequências boas ou ruins.
Nessa coletânea, vamos encontrar, entre as histórias mais populares, “A Bela Adormecida no bosque”, “Barba Azul” e “O Gato de Botas”, mas temos raridades como “Riquete do topete”, que nos põe em contato com uma narrativa na qual as personagens se deixam levar pela superficialidade das aparências dos seres, até estabelecer como valor digno de ser apreciado numa criatura a sua essência virtuosa.
Nessa edição, temos ainda o prazer de visualizar os incríveis personagens e cenários imaginados por Perrault através das clássicas gravuras de Gustave Doré.