Kafka e a boneca viajante
Kafka e a boneca viajante fala sobre uma garotinha que chora desesperadamente a perda de sua boneca e é consolada por um homem que a ajuda.
Resenha do livro “Kafka e a boneca viajante”
Livro: Kafka e a boneca viajante
Autor: Jordi Sierra i Fabra
Editora: Martins Fontes
Uma garotinha chora desesperadamente a perda de sua boneca. É consolada por um homem que, para acalmá-la, encarna a figura de um carteiro de bonecas. O carteiro é ninguém menos do que Franz Kafka! Ele redige cartas como se fossem escritas pela boneca Brígida, que viaja por todo o mundo, relatando suas aventuras à menina Elsi. A partir dessa história verídica, contada pela companheira de Kafka, Dora Dymant, o premiado escritor espanhol Jordi Sierra i Fabra recria os fatos numa obra encantadora, na qual imaginação e fábula conduzem o laço de amizade entre o escritor e a garotinha. O livro traz ainda, como pano de fundo, rumores da Primeira Guerra e uma aposta de esperança nas gerações futuras. O autor apresenta também, sutilmente, traços biográficos de um dos maiores escritores de nossos tempos. A ilustração de Pep Montserrat, com cores em tom ocre, dá ao mesmo tempo um tom obscuro e de fantasia, ressaltando o caráter de esperança que o livro traz.
Trecho do livro
“– Você deu vida a uma insólita fantasia, querido.
– Não a única coisa que eu fiz foi recuperar um ser humano. Seria a coisa mais triste Elsi crescer magoada por ter perdido sua boneca.”
P. 112