Dicas de Livros | Blog A Taba
Então quem é?

Então quem é?

Em “Então quem é?” o leitor é convidado a descobrir quem são os personagens que aparecem a cada página, a partir das pistas oferecidas.


Resenha do livro Então quem é?

Livro: Então quem é?

Autora: Christina Dias

Ilustrador: Rafael Antón

Editora: FTD


Quem nunca se divertiu brincando com charadas, levante a mão!
Nesse livro, o leitor é convidado a descobrir quem são os personagens que aparecem a cada página, a partir das pistas oferecidas pelo texto e pela imagem.
Será um cachorro? Um gato? Uma tartaruga? Um peixe? Se não, então quem é?
Para encontrar a resposta certa a essa pergunta, o pequeno leitor deverá ficar atento aos detalhes escondidos no texto e nas belíssimas imagens que conferem expressividade e movimento a cada um dos personagens.
Afinal, às vezes, nem tudo é o que parece…
Como foi a nossa leitura?
Dentre os vários detalhes que chamaram minha atenção desde a primeira vez em que folheei esta obra, as ilustrações merecem um destaque especial. O encanto e o mistério com os quais  cada personagem é apresentado me fizeram viajar em minhas memórias de infância,  quando brincava de adivinhação com meus amigos: uma das minhas brincadeiras favoritas. Fiquei emocionada e agradecida a Christina Dias por me aproximar de maneira tão bela das minhas raízes.
Após o meu primeiro contato com a obra e preparação para a leitura, chegou então o momento de compartilhá-lo com as crianças. Em pouquíssimo tempo, este se tornou um dos livros mais solicitados pelos pequenos.
Olhos brilhantes, barulhos imitando o som de cada animal, uma dose de suspense no ar e muita expectativa tomavam conta das crianças todas as vezes em que esta história foi lida.
Em grupos distintos, com crianças de faixas etárias diferentes, este conto ganhou notoriedade em um curto espaço de tempo, sendo considerado um dos mais lidos em poucas semanas. Sem falar nas educadoras do berçário onde trabalho que também ficaram muito empolgadas. Quase todos os dias uma delas vinha ao meu encontro com o seguinte pedido: Marcinha me empresta aquele livro do lobo. Quero ler para minha turma.
Um fato curioso aconteceu recentemente quando uma das educadoras levou o livro pra casa, pois queria muito mostrar para sua filha de um ano e alguns meses. Depois que a menina conheceu esta história, passou a pedir todas as noites que a mãe lesse para ela. A mãe, então, não resistiu tamanho interesse demonstrado pela filha e o jeito de resolver esta questão foi indo em busca de um exemplar. O mais interessante desse fato é que a menina, que morria de medo de lobo, mudou seu conceito e se tornou a melhor amiga dele e fazia questão de dormir abraçada com seu livro favorito quase todos os dias. Isso demonstra como é bom quando se tem em mãos uma obra escrita de forma que nossa curiosidade seja instigada, levando-nos a  querer entrar na história e ser parte dela.
Eu poderia ficar aqui por muito mais tempo relatando mais ações e reações carregadas de interesse e entusiasmo  de todos os ouvintes que conheceram esse livro por meio da minha leitura. Mas quero apenas indicá-lo a vocês e desejar que possam viver a experiência de compartilhar uma obra como esta para um leitor especial e ver, com seus próprios olhos, a magia que acontece.

10952099_10203529213006257_4502948605569819360_o