Dicas de Livros | Blog A Taba
Março 2014

Março 2014

Confira nossa seleção de eventos desse mês relacionados ao mundo dos livros e da leitura.


* Exposição – Estação da Língua
Na exposição, o visitante caminha por seis áreas: uma grande escultura de caixas onde se apresenta o Museu da Língua Portuguesa; um painel gráfico com as origens da língua; a Linha do Tempo com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade; terminais com telas touch-screen que apresentam a relação do português com outros idiomas; um grande quebra-cabeça que apresenta um vídeo baseado em dez entrevistas especiais; e a parada final, que destaca a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro, até mesmo em sonhos.
Onde? SESC Ribeirão Preto
Quando? Até 30/03
Para saber mais, clique aqui.
* Histórias para ler junto
Livros do acervo da biblioteca ficam disponíveis para livre escolha de crianças, pais e acompanhantes enquanto as mediadoras atendem aos pedidos ou sugerem títulos para leitura, além de conversar e trocar experiências incentivando as leituras compartilhadas.
Onde? SESC Bom Retiro
Quando? Todos os sábados de março.
Para saber mais, clique aqui.
* Poesia e música – Troca de influências
A relação entre música e poesia vem desde a antiguidade. Na cultura da Grécia Antiga poesia e música eram praticamente inseparáveis. A grande poesia medieval foi concebida quase que exclusivamente para o canto. A música moderna depende intensamente da palavra, pois poesia e música são duas artes da comunicação que vivem do som, da articulação e da expressão. Cada uma com valores próprios.
Neste bloco do Jardim de Letras vamos conhecer a obra poético-musical de Edgard Braga, Arnaldo Antunes, Gregório de Mattos, Torquato Neto, Mario Faustino, Sousândrade e Paulo Leminski.
Onde? SESC Itaquera
Quando? Até 31 de março
Para saber mais, clique aqui.
* Traga seu ponto e aumente o conto
Oficinas que pretendem desenvolver a linguagem, assim como a cultura oral, através de contos. Tais como: Trava Língua, Parlendas, Rimas, Provérbios e Ditados Populares. Melhor recomendado para crianças de 3 a 6 anos. Espaço de Brincar.
Onde? SESC Bom Retiro
Quando? Até 30 de março
Para saber mais, clique aqui.
* Botica de histórias
À medida que o público conta uma queixa, histórias dispostas em um tabuleiro com frascos são lidas por performers, como (re)mediadoras dos males. Ao final é entregue um palito médico com um ditado popular. Com Coletivo As Rutes. Praça de Convivência.
Onde? SESC Bom Retiro
Quando? 21/03 das 13 às 14h30
Para saber mais, clique aqui.
* Sempre um papo – Xico Sá
O jornalista Xico Sá abre o Sempre Um Papo 2014 em São Paulo com um evento especial: uma leitura de haikais inéditos, além de uma conversa com o público sobre literatura, jornalismo, prosa e poesia e um debate sobre seu mais recente livro, Big Jato.
Nascido em Crato, no Ceará, Xico tornou-se um dos mais destacados nomes da crônica contemporânea brasileira.
Onde? SESC Vila Mariana
Quando? 11 de março
Para saber mais, clique aqui.
*Contos dos Caxinauás
Com Gilson de Lima Kaxinawá, Antonio Francisco Kaxinawá, Iza Lopes Mateus Kaxinawá. Contação de histórias sobre o modo de vida , lendas e hábitos dos povos caxinauás. Os Caxinauás auto denominados Huni Kuin pertencem a  uma etnia indígena sul-americana, a família linguística Pano. Habitam as regiões de floresta tropical no leste peruano (do pé dos Andes até a fronteira com o Brasil), no estado do Acre, abarcando respectivamente a área do Alto Juruá e Purus e o Vale do Javari, que atualmente ocupa terras entre o Brasil e Peru. Praça Vermelha.
Onde? SESC Ipiranga
Quando? 15 de março
Para saber mais, clique aqui.
* Ilustrações Japonsas
Oficina de ilustração japonesa com Janaina Tokitaka, realizada nos pontos de parada do BiblioSesc. A escritora e ilustradora paulista Janaina Tokitaka começou sua carreira colaborando para a Folhinha e ilustrando livros infantis. É autora, entre outros títulos, de A Sétima Noite de Verão.
Onde? SESC Itaquera
Quando? 13, 14, 20, 21, 22 e 23 de março
Para saber mais, clique aqui.
* Ilustríssimo Ilustrador
Exposição de ilustrações de Janaina Tokitaka, com foco na literatura japonesa. A escritora e ilustradora paulista Janaina Tokitaka começou sua carreira colaborando para a Folhinha e ilustrando livros infantis. É autora, entre outros títulos, de A Sétima Noite de Verão, disponível no BiblioSesc.
Onde? SESC Itaquera
Quando? A partir de 13/03
Para saber mais, clique aqui.
* CLIPE – Clube de Leitura com Interesse em Poesia
Com o intuito de incentivar a leitura, ampliar o universo literário e cultural e aproximar leitores e poesias, o CLIP pretende ler e discutir uma obra diferente por mês, com a mediação de um especialista em literatura, proporcionando uma imersão no reino das palavras.
Onde? SESC Ribeirão Preto
Quando? 22 de março
Para saber mais, clique aqui.
* Contando Histórias de Índios
Atividade interativa de contação de histórias por indígenas de diferentes povos e regiões da Amazônia. Com Daniel Munduruku, Roni Maraguá e Cristino Wapichana.
Onde? SESC Itaquera
Quando? 30 de março
Para saber mais, clique aqui.
* A trajetória da heroína
Luis Alberto de Abreu, autor, roteirista de cinema e TV, dramaturgo diversas vezes premiado, refletirá com o público sobre a trajetória da mulher como heroína como referência ao mês da mulher. A conversa terá por base Jung e Campbell. De Campbell ‘As Máscaras de Deus, Mitologia Ocidental’, obra na qual Abreu se ampara para criar as suas personagens femininas.  Disponível na Biblioteca do Bom Retiro. Biblioteca.
Onde? SESC Bom Retiro
Quando? 26 de março
Para saber mais, clique aqui.
* Mini-curso – O processo de criação de uma biografia
Tendo como base o polêmico livro biográfico “Roberto Carlos em Detalhes”, serão discutidas as principais questões relacionadas ao processo de produção de uma biografia: da escolha do personagem à publicação da obra, passando pela apuração das informações, a reflexão sobre o material coletado e a edição final.
Onde? Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade
Quando? 25 a 27/03
Para se inscrever, clique aqui.
* Ateliê Permanente de Criação Literária – Contos e Crônicas
Este ateliê permanente tem o objetivo de estimular, de maneira livre, porém disciplinada, a produção de literatura de qualidade. Nesta primeira etapa, voltada a contos e crônicas, serão desenvolvidas atividades práticas de redação e leitura crítica, intercaladas com a apresentação e análise de clássicos da literatura. Diferente das oficinas tradicionais, com começo, meio e fim e com um programa de aulas pré-definido, o ateliê é uma atividade aberta: os interessados poderão frequentar quantos encontros quiserem e novos participantes poderão se inscrever a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis na sala.
Onde? Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade
Quando? A partir de 17 de março
Para saber mais, clique aqui.
* Literatura de berço
Nesta edição, a professora e escritora Lilian Aquino apresentará o tema Contos Plausíveis, de Carlos Drummond de Andrade.
O Projeto tem curadoria de Cássia Vianna Bittens. Durante a atividade são discutidos contos, poemas e crônicas sobre crianças, mas direcionados ao público adulto. São oferecidas 10 vagas gratuitas para mães e pais acompanhados de seus bebês, com idade entre três e 18 meses. A Casa das Rosas oferece todo conforto e aconchego para os bebês, pois disponibiliza fraldário, cozinha para aquecer os alimentos e estacionamento de carrinhos.
Onde? Casa das Rosas
Quando? 12 de março
Para saber mais, clique aqui.
* Construindo Brincadeiras
Esconder-se, esconder o outro, esconder diferentes partes do corpo: a cabeça, as mãos, os pés, habitar, transformar, puxar, empurrar, equilibrar, transportar, correr, parar… Essa é a brincadeira que vai se construindo em meio a caixas de papelão que sugerem pontes, portas, janelas, abrigos, fantasias, objetos. Juntas ou separadas, as caixas tornam-se objetos para muitas intervenções, construções e desconstruções, de acordo com o imaginário de cada um. Uma proposta para os adultos e crianças pensarem na transformação usando a criatividade.
Onde? Casa das Rosas
Quando? 15 e 16 de março
Para saber mais, clique aqui.
 * Sarau de viola e poesia – O sertão está em toda parte
Os saraus organizados pelo duo VEREDA VIOLEIRA valorizam a arte popular com ênfase na viola cabocla e nas narrativas da cultura popular. O objetivo é resgatar a memória tendo como base a participação de violeiros, contadores de causos e poetas populares e de outras manifestações espontâneas. Participam do sarau o duo de viola e voz Vereda Violeira, (Decio e Roseblue), As Pantaneiras (violeiras e folcloristas), Marcos Amorim (violão e baixo), Escurinho (percussionista do regional da Inezita Barroso) e Marcelo Nocelli (escritor).
Onde? Casa das Rosas
Quando? 22 de março
Para saber mais, clique aqui.
*Exposição Grimm Agreste
A exposição “Grimm Agreste” no Sesc Interlagos desbrava o universo dos “Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos” dos Irmãos Grimm, explorando o sincretismo entre os imaginários alemão e brasileiro e criando pontes entre seus repertórios eruditos e populares.
A exposição é um convite a uma experiência sensível ao oferecer diferentes perspectivas e estímulos para a fruição da vivência artística, individual e coletiva, dilatando-se pelo espaço, através do imaginário das narrativas populares.
Onde? SESC Iinterlagos
Quando? Até 31 de agosto.
Para saber mais, clique aqui.
* O papel do Contador de Histórias e o retorno da alma ao mundo
Com Eliana Atihé
Certas práticas ancestrais, inspiradoras do que há de melhor em nossa natureza, vêm atuando, ao longo dos milênios, para tornar-nos mais receptivos ao outro, mais atentos para o mundo, mais sensíveis e resilientes. A experiência com a narrativa oral, vivida em grupo, é, se não a mais antiga, certamente a mais duradoura e significativa instância de formação de nossa vida interior. O retorno do contador de histórias a um mundo hipertecnológico e desumanizado acena para a reconexão com valores e condutas que apelam a nossa essência humana mais profunda, da vida compartilhada e tocada pelo significado.
Onde? Biblioteca Hans Christian Andersen
Quando? 15 de março às 14h.
Para saber mais, clique aqui.
* Origem das histórias e suas classificações: como analisar e roteirizar uma história
Com Ana Luísa Lacombe
Nesta palestra os alunos tomarão contato com universo das histórias: mitos, fábulas, contos de fadas, lendas. Um breve panorama de onde elas surgiram e como foram se disseminando pelo mundo. Uma breve explanação sobre o estudo da estrutura narrativa fazendo pontes com estruturas arquetípicas.
Onde? Biblioteca Hans Christian Andersen
Quando? 29 de março às 9h
Para saber mais, clique aqui.
* LITERATURA PERIFÉRICA: VEIA E VENTANIA NAS BIBLIOTECAS DE SÃO PAULO
A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.
Café com Poesia
O Café com Poesia tem por finalidade realizar um Sarau com diversas expressões artísticas, organizado em ciclos de apresentações intercaladas, com mensagens culturais e abertura de espaço para interação dos espectadores.
Um evento de criação de Alexandre Jazara em parceria com a Sociedade Mundial dos Poetas.
Onde? Biblioteca Hans Christian Andersen
Quando? 29 de março às 12h
Para saber mais, clique aqui.