Melhores contos de Machado de Assis
Muito conhecido pelos romances Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, um dos grandes nomes da literatura brasileira, também publicou narrativas mais sucintas que constituem uma porta de entrada para a densidade de seu universo literário. Os melhores contos de Machado de Assis, antologia organizada por Domício Proença Filho, apresenta vinte e nove contos de livros diversos do autor.
Resenha
Muito conhecido pelos romances Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, um dos grandes nomes da literatura brasileira, também publicou narrativas mais sucintas que constituem uma porta de entrada para a densidade de seu universo literário. Os melhores contos de Machado de Assis, antologia organizada por Domício Proença Filho, apresenta vinte e nove contos de livros diversos do autor. São textos que abordam as contradições da mente humana e o jogo de aparências mantido pela sociedade. No conto “A causa secreta”, o médico Fortunato é desmascarado gradativamente, revelando ao leitor a constituição de uma personalidade sádica e obsessiva. “O caso da vara” e “Pai contra mãe” mostram o funcionamento da sociedade escravocrata, com as situações cruéis promovidas pelo sistema.
Trecho do livro
“Fortunato metera-se a estudar anatomia e fisiologia, e ocupava-se nas horas vagas em rasgar e envenenar gatos e cães. Como os guinchos dos animais atordoavam os doentes, mudou o laboratório para casa, e a mulher, compleição nervosa, teve de os sofrer.” P. 188