Dicas de Livros | Blog A Taba
Não é nada difícil

Não é nada difícil

No livro Não é Nada Difícil, diversos desafios são propostos aos leitores para cumprir a tarefa de encontrar a agulha no palheiro.


Quando estamos diante de uma tarefa muito desafiadora, é comum ouvirmos a frase “Isso é como procurar uma agulha no palheiro”, não é mesmo? É justamente essa a tarefa proposta aos leitores do livro Não é Nada DifícilEm cada dupla de páginas, um novo labirinto será apresentado, de modo que um objeto seja encontrado para ajudar na tarefa de encontrar a agulha no palheiro. Essa é uma leitura que exige uma interação do leitor com a obra, além da disponibilidade para resolver os desafios apresentados. Os originais do livro Não é Nada Difícil – O Livro dos Labirintos foram selecionados para a exposição de ilustração da Feira Internacional do Livro Infantil / Bolonha 2018. O livro recebeu também uma Menção Honrosa na categoria “Children’s Picture Books” na Feira de Direitos de Nova York.

Quem é a autora de “Não é nada difícil”?

madalena matoso

Nascida em 1974 em Lisboa, a portuguesa Madalena Matoso gostava de observar os álbuns de fotografias da família como se fossem livros e os velhos livros, como se fossem preciosidades. No colégio, conheceu Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, que depois foram seus parceiros também na faculdade de Belas Artes, onde estudou Design de Comunicação, e sócios na criação da Planeta Tangerina – agência de comunicação que se transformou em uma das mais reconhecidas editoras de livros infantis de Portugal. Madalena trabalha principalmente como ilustradora, tem livros publicados em diversos países e já recebeu prêmios e menções importantes por seu trabalho. Desde 2010, dá aulas de Ilustração na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Que a leitura é um exercício fundamental para o desenvolvimento intelectual e simbólico das crianças nós já sabemos. Mas quando a leitura vem associada a desafios e soluções de tarefas como labirintos, jogos dos 7 erros, enigmas etc, o exercício fica ainda mais interessante para os pequenos leitores, promovendo sua capacidade de resolução de problemas, foco e atenção, acuidade visual, entre outras habilidades.