Dicas de Livros | Blog A Taba
Onde está Tomás?

Onde está Tomás?

Em “Onde Está Tomás?” os pequenos leitores visitam as brincadeiras do protagonista enquanto sua mãe, com uma deliciosa fatia de bolo chama, chama… e nada. 


Quem já teve que interromper uma brincadeira de criança para que ela cumpra uma tarefa sabe bem como a coisa funciona: a gente chama, chama, chama e parece que nada nem ninguém consegue tirar a criança do mundo paralelo repleto de dragões, amigas, animais, vilões e mocinhos no qual ela se encontra. Em “Onde Está Tomás?” Micaela Chirif e Leire Salaberria convidam os pequenos leitores a visitar as brincadeiras do protagonista enquanto sua mãe, armada com uma deliciosa fatia de bolo (puxa vida, Tomás, nem bolo?!), chama, chama, chama… e nada. Um retrato do cotidiano com crianças, o livro termina com aquele que é um dos maiores presentes que tutores podem dar a uma criança: o tempo e a atenção para entrar em seu universo e viajar junto com ela através do encantamento que o brincar proporciona.

Quem são as autoras de “Onde está Tomás?”

A peruana Micaela Chirif estudou Filosofia e é mestre em livros e literatura infantil. Sua produção oscila entre a poesia e o livro ilustrado. Recebeu inúmeros prêmios, dentre eles o Prêmio Fundação Cuatrogatos e o Prêmio Cátedra UNESCO Rio de Leitura pelo livro Onde está Tomás?, escolhido como um dos 30 melhores livros publicados no Brasil em 2019. Micaela possui livros traduzidos para diversas línguas.

A espanhola Leire Salaberria formou-se em Belas Artes em Bilbao e fez pós-graduação em ilustração infantil e design gráfico em Barcelona. Em 2011, publicou seu primeiro livro e, desde então, passou  a ilustrar em diversos países. Algumas de suas obras foram selecionadas para a Feira do Livro Infantil de Bolonha, IV Catálogo Ibero-Americano de Ilustração, Feira Internacional do Livro de Sharjah e BIB. 

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

A brincadeira e o divertimento são tão fundamentais para o desenvolvimento infantil que chegam a ser um direito expresso no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Onde está Tomás?” é uma homenagem à imaginação infantil, ao brincar e ao devaneio do qual, sabemos, é super difícil tirar a criança para cumprir as tarefas do dia. Porém, são nesses momentos que a criança se organiza emocional e intelectualmente, expressa seus sentimentos e percepção de mundo e desenvolve habilidades para crescer com plenitude e alegria.