Listas

Novas dicas de livros infantis para celebrar a cultura afro-brasileira

18 de novembro de 2015 por Denise Guilherme

No ano passado, publicamos uma seleção de livros que abordavam aspectos da cultura afro-brasileira, desde contos provenientes de diferentes países do continente africano, até biografias de alguns líderes negros, passando também pelas pequenas narrativas que abordavam o cotidiano das crianças afro-descendentes.

A resposta a essa coletânea foi muito positiva, mostrando-nos que há um grande interesse em abordar esses temas com as crianças. Além disso, muitas das obras que indicamos reafirmam aspectos da identidade afro, ajudando na discussão sobre preconceito e diversidade, propiciando o diálogo entre os leitores.

Para ampliar ainda mais o repertório de crianças e adultos sobre o tema, preparamos uma nova seleção de títulos lidos, selecionados e resenhados por nossa equipe. Dessa vez, a lista mantém a presença de contos de tradição oral africana e as biografias de alguns líderes. Mas, buscamos outros gêneros, como a poesia afro-brasileira e também histórias que pudessem valorizar a beleza negra, especialmente no que se refere aos cabelos, símbolos de resistência e força, que – infelizmente – ainda são objeto de preconceito para muitos brasileiros.

Mais do que celebrar a Consciência Negra,  essas histórias buscam resgatar a consciência de todos os leitores, apostando na riqueza que as nossas diversidades e singularidades podem trazer à experiência humana.

Para saber mais sobre cada um dos títulos, clique sobre as capas e você poderá ler as resenhas que preparamos especialmente para nossos leitores.

Se você desejar adquirir algumas dessas obras, todas estão à venda  na Amazon.Para comprá-los, basta clicar sobre os links ao lado e você será direcionado para cada uma das lojas, onde poderá escolher alguns para montar a sua biblioteca.

Boa leitura e boa conversa!

copia-de-banner-a-taba

Denise Guilherme Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

compartilhe essa leitura!

banner superior

deixe seu comentário!

8 comentários

Claudia Matiasi

19 de novembro de 2016

Aline Van Der, Lidiane Ferreira

responder

Ana Lucia Abrahim

20 de novembro de 2016

Rodrigo Abrahim

responder

Patrícia F. Rabaça Kitasato

20 de novembro de 2016

Alessandra Evangelista

responder

Zilanda Silva Abreu

19 de novembro de 2017

Magna Ivone Azevedo dica de livros que fala sobre a questão afro descendente

responder

Magna Ivone Azevedo

19 de novembro de 2017

Legal Zi!

responder

Mergulho Literário

19 de novembro de 2017

Que seleção incrível!!!

responder

Rô Colonnelli

19 de novembro de 2017

Marco Illennoloc

responder

Miruna Kayano

19 de novembro de 2017

Beatriz Mugnani!!!!

responder

Mariângela Conceição dos Santos

7 de junho de 2018

Gostaria de receber as divulgações dos livros

responder

Denise Guilherme

10 de junho de 2018

Oi, Mariângela. Assine nossa newsletter. Todas as semanas mandamos divulgações de livros e dicas de leitura para nossos assinantes.
Um grande abraço

responder