Dicas de Livros | Blog A Taba
O gato e o Diabo

O gato e o Diabo

O gato e o Diabo é um livro curioso do mesmo autor de Ulisses e Finnegans Wake, o monumental James Joyce, escritor irlandês considerado hermético por propor desafios literários para um leitor experiente e de fôlego.extenso. Não chega a ser o caso desse livro curioso, originado de uma carta endereçada a seu neto Stephen, quando esse tinha apenas quatro anos.


Resenha
O gato e o Diabo é um livro curioso do mesmo autor de Ulisses e Finnegans Wake, o monumental James Joyce, escritor irlandês considerado hermético por propor desafios literários para um leitor experiente e de fôlego.extenso. Não chega a ser o caso desse livro curioso, originado de uma carta endereçada a seu neto Stephen, quando esse tinha apenas quatro anos. Em muitas culturas, o diabo figura como uma personagem terrível, que atrai almas vulneráveis com seus pactos assustadores e mirabolantes, e há sempre um sujeito que se deixa levar pela conversa do demônio, ou um malandro muito esperto que tenta dribar o tinhoso. Mas como Joyce não é nada previsível, transforma o Diabo num personagem complexo e intrigante, cujo poder parece limitado por uma ética a cumprir de forma irrevogável, mas a que criaturas humanas transgridem sem tantos escrúpulos. Nessa edição, merecem destaque as expressivas e elegantes ilustrações de Lelis.
Trecho do livro
“O prefeito perguntou ao Diabo quanto é que custaria aquela maravilha.
“Dinheiro nenhum”, respondeu o diabo. “Faço tudo de graça. Só quero uma coisa: o primeiro que atravessar a ponte vai me pertencer.”
“Combinado”, disse o Prefeito.”
P. 15