Dicas de Livros | Blog A Taba
O grande livro do medo

O grande livro do medo

Pelo buraco da fechadura vamos entrando nesta atmosfera de mistério. No reverso da capa um cartão do ‘Clube dos Destemidos’, presidido por ninguém menos que Edgar Allan Poe e na falsa guarda, a imagem de um sócio deste clube – atemorizado pela leitura – anuncia o começo desta aventura. Dividido em quatro partes relacionadas à morte, loucura e doença, o poder da mente e o mal, O grande livro do medo reúne contos de horror de grandes mestres do suspense, como John William Polidori, Edgar Allan Poe, Guy de Maupassant, Charles Dickens e Robert Stevenson. As histórias abordam estes temas que sempre tiveram um trato nebuloso pelo homem.


Resenha
Pelo buraco da fechadura vamos entrando nesta atmosfera de mistério. No reverso da capa um cartão do ‘Clube dos Destemidos’, presidido por ninguém menos que Edgar Allan Poe e na falsa guarda, a imagem de um sócio deste clube – atemorizado pela leitura – anuncia o começo desta aventura. Dividido em quatro partes relacionadas à morte, loucura e doença, o poder da mente e o mal, O grande livro do medo reúne contos de horror de grandes mestres do suspense, como John William Polidori, Edgar Allan Poe, Guy de Maupassant, Charles Dickens e Robert Stevenson. As histórias abordam estes temas que sempre tiveram um trato nebuloso pelo homem. Nos contos “A tortura pela esperança”, de Villiers de L’Isle Adam e “O poço e o pêndulo”, de Poe, as personagens são atormentadas pelo terror da inquisição. No conto “Ele”, de Maupassant, o tormento da solidão e os delírios daí decorrentes estão presentes. Já em “O estranho”, de H.P. Lovecraft, é a alteridade que reside em si que provoca o temor. Aliando o design do livro, as ilustrações e recursos gráficos do espanhol Pedro Rodríguez à capacidade ficcional dos autores escolhidos, os temas se tornam ainda mais potentes, provocando os receios do leitor e estimulando suas fantasias.
Trecho do livro
“Tentamos nos distrair jogando um pouco de xadrez, mas com sua aguda sensibilidade Roderick já sabia o que estava acontecendo. Murmurou umas palavras estranhas e nesse mesmo instante a porta do quarto se abriu e por ela apareceu a alta figura, magra e pálida, de Madeline. Havia sangue em seu vestido branco.” in “A queda da casa de Usher”
P.43