Dicas de Livros | Blog A Taba
O lagarto

O lagarto

Nessa fábula contada por um dos maiores escritores do mundo, Saramago convida os leitores a desafiar suas crenças e descobrir o que acontece quando a magia e o encanto da literatura se fazem presentes.


Resenha
Um lagarto apareceu no Chiado. E ficou parado, no meio da rua – para espanto dos moradores do local.
Pessoas fugiram Uma velha gritou. Aviões se aproximaram.
Todos contra esse o lagarto. Todos assustados com o mistério.
Afinal, como lidar com o fantástico que habita o cotidiano?
Nessa fábula contada por um dos maiores escritores do mundo, Saramago convida os leitores a desafiar suas crenças e descobrir o que acontece quando a magia e o encanto da literatura se fazem presentes.
O lagarto” foi o livro selecionado para ser enviado aos nossos assinantes autônomos do Clube de Leitores A Taba em março de 2017.
Veja como foi a leitura na casa de nossa assinante Talula Trindrade:
A Taba nem imagina o quanto nos fez feliz com o livro de março. Estávamos namorando “O lagarto”, do José Saramago já há algum tempo e…  que livro lindo!
A história narra o aparecimento de um misterioso lagarto, cuja presença mobilizou todos que estavam à sua volta: os carros foram abandonados, as ruas ficaram desertas, as lojas fecharam as portas e até os bombeiros e as forças armadas vieram ajudar.
Saramago esclarece, já na primeira página, que a história é de fadas mas elas não aparecem. Trata-se de um conto fantástico, o qual a narrativa oferece uma pluralidade de interpretações, capaz de cativar crianças e adultos.
Vico ficou muito impressionado com as xilogravuras de J. Borges e o conto de fadas as avessas levou-o do mais absoluto espanto às gargalhadas. E por aqui, não nos cansamos de repetir: que livro lindo!
Talula Trindade é assinante da categoria autônomo do Clube de Leitores A Taba.