Autônomos

O lagarto

3 de março de 2017 por Denise Guilherme

Resenha

Um lagarto apareceu no Chiado. E ficou parado, no meio da rua – para espanto dos moradores do local.

Pessoas fugiram Uma velha gritou. Aviões se aproximaram.

Todos contra esse o lagarto. Todos assustados com o mistério.

Afinal, como lidar com o fantástico que habita o cotidiano?

Nessa fábula contada por um dos maiores escritores do mundo, Saramago convida os leitores a desafiar suas crenças e descobrir o que acontece quando a magia e o encanto da literatura se fazem presentes.

O lagarto” foi o livro selecionado para ser enviado aos nossos assinantes autônomos do Clube de Leitores A Taba em março de 2017.

Veja como foi a leitura na casa de nossa assinante Talula Trindrade:

A Taba nem imagina o quanto nos fez feliz com o livro de março. Estávamos namorando “O lagarto”, do José Saramago já há algum tempo e…  que livro lindo!

A história narra o aparecimento de um misterioso lagarto, cuja presença mobilizou todos que estavam à sua volta: os carros foram abandonados, as ruas ficaram desertas, as lojas fecharam as portas e até os bombeiros e as forças armadas vieram ajudar.

Saramago esclarece, já na primeira página, que a história é de fadas mas elas não aparecem. Trata-se de um conto fantástico, o qual a narrativa oferece uma pluralidade de interpretações, capaz de cativar crianças e adultos.

Vico ficou muito impressionado com as xilogravuras de J. Borges e o conto de fadas as avessas levou-o do mais absoluto espanto às gargalhadas. E por aqui, não nos cansamos de repetir: que livro lindo!

Talula Trindade é assinante da categoria autônomo do Clube de Leitores A Taba. 

Denise Guilherme Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

compartilhe essa leitura!

banner superior

deixe seu comentário!

1 comentários

Vanessa

2 de dezembro de 2018

Olá boa noite. Gostaria de entender melhor sobre os livro. Trabalho com atendimento psicopedagógico e estou com dúvidas em qual escolher pois um me oferece leitura para criancas que precisam de apoio e outro já mais independente. Seria possível olhar o interior das duas opções! Preciso saber sobre o tipo de fonte usada, quantidade de texto/palavras .
Agradeço e aguardo o retorno.

responder

Denise Guilherme

3 de janeiro de 2019

Vanessa, mil desculpas pela demora na resposta, mas estávamos com problemas no gerenciador de comentários do site.
Para podermos ajudá-la melhor, seria interessante sabermos que tipo de livro você está procurando exatamente?
Quais as dificuldades das crianças com as quais você trabalha?
Talvez a nossa lista de livros para crianças em idade de alfabetização possa te ajudar, pois lá temos títulos em caixa alta, com textos rimados e alguns com estrutura de repetição que, geralmente, costumam ajudar àquelas que têm dificuldades de aprendizagem.
Veja: https://blog.ataba.hefesto.io/30-livros-para-criancas-em-fase-de-alfabetizacao/
Um abraço

responder