Dicas de Livros | Blog A Taba
O leão e o pássaro

O leão e o pássaro

Nessa história construída a partir de  imagens delicadas e texto conciso, Marianne Dubbuc narra o encontro entre um pássaro viajante e um leão acostumado a viver sozinho.


Resenha
Nessa história construída a partir de  imagens delicadas e texto conciso, Marianne Dubbuc narra o encontro entre um pássaro viajante e um leão acostumado a viver sozinho.
O primeiro está machucado e, por isso, não pode seguir viajando com seu bando. O segundo, segue sua rotina de trabalho e, comovido com a situação do pássaro, decide não deixá-lo sozinho.
E durante o tempo necessário para que o pássaro possa se recuperar os dois constróem uma parceria, repleta de momentos de alegria e companheirismo.
Mas, a primavera chega e, novamente, é preciso voar.

  • Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano, 2015 – Revista Crescer.
  • Selo “Altamente recomendável”, 2015 – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Veja como foi a leitura na casa de nossa assinante Claudia Pucci:
A primeira vez foi um suspense.
A amizade recém-conquistada entre o leão e o pássaro (que a gente chama de andorinha) marcou logo de cara, e quando ele foi-se embora, ficou claro o desalento. Eles perceberam detalhes sutis, como as mudanças de comportamento do leão, que não conseguia comer ou ler…
O mais lindo foi ver aquela notinha singela na página, colorindo o vazio daquela espera. Pedro fez o som num assobio, e ao verem o pássaro de volta, todos ficaram muito felizes. A alegria foi tão grande que Gabriel disse, emocionado: “Eu gostei tanto dessa história!”. E me pediu pra ler durante vários dias seguidos.
É lindo ver como uma história de amizade sincera pode ser tão poderosa. E a passagem de tempo, e a aceitação das estações, do tempo de quem vai e de quem fica, e a beleza de um reencontro… Me fez voar longe, imaginando o dia em que eles também voarão dessa casinha aconchegante onde, assim como o leão e o pássaro, contamos histórias e dividimos afetos. A esperança de um inverno compartilhado é um lindo alento.
Cláudia Pucci, mãe de Pedro, Gabriel e Francisco, assinantes da categoria iniciante do Clube de Leitores A Taba. 
**
Em 2017, convidamos quatro assinantes do Clube de Leitores A Taba para compartilhar suas experiências de leitura durante o primeiro trimestre, abrindo as conversas em nosso fórum.
Para conhecê-las, clique aqui.