O umbigo do mundo
“O Umbigo do Mundo” mostra aos leitores a imensidão de nossa individualidade, que se inicia em nosso umbigo e se expande para o universo.
O umbigo do universo é o nosso umbigo!
Não somos nada
Nós somos tudo
Nós somos o umbigo do mundo!
Os versos acima, que abrem a canção “Universo Umbigo”, da banda brasileira Karnak, têm tudo a ver com o livro que você está prestes a ler, que leva o leitor a uma viagem pelo mundo que começa e termina nele mesmo, este botãozinho que temos no centro do tronco e que nos conecta a espaços muito mais extensos do que imaginamos. De dentro para fora, do familiar ao desconhecido, do pequeno à imensidão do universo, “O Umbigo do Mundo” apresenta com sensibilidade e ternura grandes questões que povoam o imaginário das crianças conforme elas crescem e passam a se identificar como parte de comunidades cada vez maiores.
Quem são as autoras de “O umbigo do mundo”?
A argentina Andrea Braverman é escritora desde a infância, quando escrevia em todas as folhas e cadernos que encontrava por aí. A paixão pela escrita e, é claro, pela leitura, a levou por uma verdadeira maratona de cursos superiores como Letras, Jornalismo e Educação que se reúnem ao redor de um pilar em comum: a escrita. “O Umbigo do Mundo” é seu primeiro livro lançado no Brasil. Conheça mais seu trabalho em linktr.ee/andreabraverman.
Ana Inés Castelli também nasceu na Argentina, onde estudou Design em Comunicação Visual e Licenciatura em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes. O nascimento dos sobrinhos a levou a revisitar o universo da literatura infantil e a retomar os estudos, desta vez, focada no processo de ilustração.
Conheça mais seu trabalho em anainescastelli.wordpress.com/.
Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?
O que você entende quando ouve o termo “socializar”? Seria aprender a ser simpático? Extrovertido? Ter muitos amigos? Socializar é um processo muito mais profundo e poético, que compreende se relacionar socialmente e também se compreender como indivíduo dentro de uma sociedade complexa, reconhecendo os espaços ocupados e nosso papel em cada um deles.
“O Umbigo do Mundo” cumpre lindamente o papel de mostrar aos pequenos leitores a imensidão de nossa individualidade, que se inicia em nosso umbigo e se expande para todo o universo, mostrando-se parte de sociedades cada vez maiores e culturalmente elaboradas.