Dicas de Livros | Blog A Taba
A casa e seu dono

A casa e seu dono

“A Casa e o seu Dono” traz contos de repetição e rimas que promovem desenvolvimento sensorial e enriquecimento do vocabulário!


Casas, cavernas, colmeias, ninhos… cada ser vivo tem um lar para chamar de seu, e quantos significados cada um deles guarda! Para o bebê, a casa é o primeiro espaço que ele conhece e ocupa, espaço de acolhimento e pertencimento que, aos poucos, vai se ampliando para além de suas paredes, tornando-se cada vez mais compartilhado, como a praça, o bairro, a cidade… Em “A Casa e o seu Dono”, seu pequeno leitor irá explorar as casas de diferentes animais através de um divertido jogo sonoro para bebê nenhum botar defeito: rimas, repetição e adivinhação estão aqui para encantar os leitores através da escuta, sentido tão fundamental para a formação literária inicial, quando o leitor depende dos outros para ouvir as histórias que os livros contam. Fique à vontade, a casa é sua, e explore esta delicadeza de livro!

Quem são os autores de “A casa e seu dono”?

Elias José (1936-2008) nasceu e cresceu no interior de Minas Gerais. Foi lá que ele cursou Letras e Pedagogia e trabalhou a vida toda como professor e coordenador na FAFIG. Foi lá também que ele se casou, teve três filhos e – pasme – escreveu mais de cem livros, entre obras para adultos e crianças. No Instituto Cultural Elias José, em Guaxupé, sua família mantém um espaço de promoção da literatura infantil com um sebo, biblioteca, sessões de contação de histórias e peças teatrais. Conheça mais sobre ele em eliasjose.com.br

Carla Irusta já viveu em muitas casas em vários países. Meio argentina, meio brasileira, é na cidade de Barcelona, na Espanha, que ela vive hoje e onde passou a quarentena da pandemia de COVID-19, ilustrando este e outros livros infantis e cuidando do filho, Silvestre.

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

O pequeno leitor depende de outras pessoas para criar a ponte entre ele e o universo dos livros. Remontando à tradição oral, os livros feitos para crianças pequenas se valem de recursos literários que convidam o leitor a entrar na história através dos sentidos, principalmente a escuta e a imaginação. 

Contos de repetição e rimas, aliados a ilustrações coloridas e ricas como as encontradas em “A Casa e o seu Dono”, quando lidos e relidos para os bebês, promovem seu desenvolvimento sensorial, o enriquecimento do vocabulário e, é claro, o encantamento inicial pelos livros que irá acompanhá-los ao longo de suas vidas!