Dicas de Livros | Blog A Taba
Obrigado!

Obrigado!

Em Obrigado – o premiado autor André Neves faz uma linda homenagem a alguns dos poetas brasileiros responsáveis por sua formação como leitor.


Em Obrigado – o premiado autor André Neves faz uma linda homenagem a alguns dos poetas brasileiros responsáveis por sua formação como leitor.

Cada dupla de páginas apresenta ao leitor um artista diferente por meio de primorosos poemas e também de belíssimas ilustrações, criando composições repletas de significados e sutilezas.

Em comum, todos os textos partem de uma condição: “Se…”

E o que é a Arte senão olhar o mundo como quem enxerga possibilidade e imagina “e se…”?

Prepare-se para mergulhar em uma obra magnífica que pede muitas leituras e também várias pausas para apreciar a beleza do universo criado por um dos grandes artistas brasileiros da atualidade: André Neves.

Quem é o autor deste livro?

Andre Neves

Pernambucano, André Neves cresceu envolvido por diversas manifestações culturais como a música, as artes visuais e populares de seu estado.

 Sua mãe, professora, influenciou sua carreira como poeta e também como ilustrador. 

Trazia para casa livros emprestados da biblioteca da escola e também recursos das oficinas de arte que dava e eram aproveitados por todos os irmãos para pintar nos lugares mais inusitados –  como sabonetes e bonecos de pedra, que depois vendiam nas ruas. 

André se considera um artista visual. Seus textos são trabalhados e burilados conforme as imagens tomam forma: “Vou fazendo as imagens, retrabalhando o texto. A imagem me ajuda a escrever da forma que escrevo.” 

O autor conta ter uma história longa com a poesia e com Manuel Bandeira, poeta de sua cidade, e o primeiro que aparece no livro “Obrigado“. 

Por que escolhemos o livro Obrigado, de André Neves para os nossos assinantes?

A capa do livro é um mergulho. E quem mergulha, parece preparado para isso: usa pés de pato.

A princípio, parece ser um mergulho em uma estranha superfície vermelha. Porém, conforme lemos a obra, percebemos se tratar de uma viagem para dentro do próprio livro.

Essa parece ser a grande aposta do livro: um mergulho na obra de grandes poetas como uma espécie de viagem do leitor para dentro de si mesmo. Afinal, somos todos feitos das histórias que lemos, contamos, ouvimos e vivemos, não é mesmo?

Destaque para a edição cuidadosa e para o projeto gráfico primoroso que conferem ainda mais profundidade à experiência estética oferecida pelo livro.

Em 2016, Denise Guilherme – idealizadora da Taba – conversou com André Neves sobre outro livro premiado feito pelo autor e enviado pelo nosso Clube: Nuno e as coisas incríveis .

Confira: