Dicas de Livros | Blog A Taba
Quem lê? Júlia Martins

Quem lê? Júlia Martins

Júlia Martins, de São Bernardo do Campo (SP), foi uma das primeiras assinantes do Clube de Leitores A Taba. Ela tem apenas 8 anos de idade, mas já possui uma estante de livros e boas dicas para compartilhar com outros leitores. Será que você já leu algum dos livros favoritos dela?


Júlia Martins, de São Bernardo do Campo (SP), foi uma das primeiras assinantes do Clube de Leitores A Taba. Sua mãe, Débora Martins, é professora e adora ler.
Quando a Júlia começou a receber os livros, em agosto de 2014, era uma leitora iniciante. Com o passar do tempo e das boas experiências de leitura,  passou a ler os livros que A Taba indica para leitores autônomos.
Ela tem apenas 8 anos de idade, mas já possui uma estante de livros e boas dicas para compartilhar com outros leitores. Será que você já leu algum dos livros favoritos dela?
Confira em nossa conversa com mãe e filha:
A Taba: Débora, quando você era criança, costumava ler ou ouvir histórias de livros? Quem fazia os livros chegarem até você?

Débora: Sim, quando era criança costumava ler e ouvir histórias. Os livros chegavam pelo me pai que comprava de vendedores que, naquela época, iam de casa em casa oferecer os exemplares. Outro dia ainda comentava com uma amiga que o meu gosto pela leitura nasceu do cuidado que meu pai teve de trazer livros para casa.

A Taba: Júlia, por que você lê?

Júlia: Porque a literatura é importante para o crescimento de toda criança. Eu gosto de ler e me sinto bem lendo.

A Taba: Qual livro que mais gostou de ler? O que fez você gostar tanto dele?

Júlia: O livro que mais gostei de ler foi o BGA. Primeiro porque começa como se fosse um gigante que quer raptar a menina. Mas durante a história, que ainda estou lendo, percebo que é como se o gigante fosse um pai para Sofia.  E também gostei também porque o gigante tem sentimentos pela menina.

A Taba: Como e onde é seu momento de leitura?

Júlia: Gosto de ler a noite, antes de dormir, deitada na minha cama com uma lanterna ou no sofá com cobertas.

A Taba: Você faz parte de Clube de Leitores A Taba. Por que escolheu ser assinante? O que mais gosta no Clube  de Leitores A Taba?

Júlia: Porque eu gosto muito de ler e tenho até uma estante de livros. O que mais gosto no Clube de Leitores é que todo mês chega um livro bacana para ler. Dos livros da A Taba os meus preferidos são “Harvey – Como me tornei invisível” e “Para onde vamos quando desaparecemos?”.

A Taba: Quais dicas vocês podem dar para quem quer despertar o interesse das crianças pela leitura?

Júlia: Não é só a capa que representa o livro todo. Às vezes a capa não é bacana, mas a história é bem interessante. Folheie o livro, leia a quarta capa para saber se vai gostar da leitura. Se você gostar do livro, compre.

Débora: Ler para as crianças diariamente, ter livros disponíveis em casa, ir à livraria, escolher livros de interesse delas pensando na riqueza literária, sem ter como critério apenas a idade.

*****

“Quem lê?” é o espaço de entrevistas da Taba com leitores. Adultos e crianças compartilham aqui suas experiências leitoras e dicas de leitura. Participe dessa conversa deixando seus comentários!