
Convidados Roda de Leitura A Taba – março de 2015 (livro “Harvey – cormo me tornei invisível”, Pulo do Gato)
No dia 30 de março, A Taba inaugurou mais uma ação em prol da formação de leitores – A Roda de Leitura, com o livro “Harvey – como me tornei invisível”, de Hervé Bouchard e Janice Nadeau – Editora Pulo do Gato.
O objetivo foi mostrar como acontece um evento desse tipo, fornecendo um modelo para construir uma reflexão coletiva sobre uma obra, dando subsídios para educadores e mediadores de leitura.
Como funcionou?
1º. A Taba selecionou um livro e convidou, antecipadamente, dez leitores (especialistas, professores e assinantes de nosso Clube) para fazer a leitura e analisá-lo.
2º. No dia combinado, os convidados ficaram todos online, usando a ferramenta do Google (hangout) – a mesmo que utilizamos no bate-papo – para conversar sobre o livro, fazendo comentários, como em uma roda de leitura compartilhada, mesmo. Só que online.
3º. O público também participou fazendo perguntas e comentários. E aqueles que já tinham lido a obra também puderam trazer suas impressões, usando o próprio Google, o Facebook, nosso canal no Youtube ou pelo nosso blog.
4º. Depois, o vídeo ficou disponível no blog, podendo ser assistido a qualquer momento.
Conheça os convidados da roda sobre o livro Harvey:
Adrianna Nunez
Pedagoga, especialista em alfabetização e apaixonada por livros, atua como coordenadora de Educação Infantil e formadora de professores.
Ana Lúcia Naletto
Psicóloga do Centro Maiêutica, especialista no tema luto. Atende crianças, adultos e a famílias inteiras quando é procurada em decorrência de uma perda. Também capacita profissionais que atuam em cemitérios, crematórios e funerárias do Brasil.
Bárbara Franceli
Pedagoga, professora, amante da literatura, sempre gostou de fazer dos livros um lugar de pouso, morada, estudo, reflexões, pesquisa. Lecionando para crianças desde 2003, diz que tem o privilégio de descobrir, cotidianamente, as inúmeras possibilidades que existem no universo da leitura, quando o assunto em questão é ensinar e aprender com as experiências vividas. Afinal, aprender é para toda a vida…
Carla Tochett
Aos 7 anos de idade já lia crônicas de Drummond e de Sabino para seus alunos invisíveis numa sala de aula imaginária… Hoje é professora, pedagoga, formadora de professores e formadores. Diante de salas muito reais, compartilha suas leituras, sua paixão pelos livros e participa de deliciosas sessões de leitura.
Daisy Carias
Jornalista, cresceu conhecendo um livro mais legal que o outro. Quando descobriu que estava grávida, começou a pensar nos livros e nas histórias que um dia contaria, como seus pais faziam. Quando o Francisco nasceu, em 2010, a biblioteca dele já estava iniciada. Hoje mãe e filho compartilham suas indicações no blog A cigarra e a formiga.
Denise Guilherme
Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.
Emily Anne Stephano
Formada em moda e especialista em jornalismo com foco em mercados de nicho e ambiente digital. Antes de saber ler já adorava passear na biblioteca e encontrou nos livros e cadernos seu primeiro grande amor. Hoje leciona Comunicação e Moda, presta assessoria de comunicação e escreve sobre cultura e universo infantil.
Heloisa Ramos
Licenciada em Letras pela PUC de Campinas (SP). Especialista em Didática de Língua Portuguesa, Semântica e Linguística pela PUC-SP. Professora aposentada da Secretaria Estadual de São Paulo. Foi docente no Ensino Fundamental, Médio e Superior; formadora de professores da rede pública e privada. Participou dos projetos de formação de leitores Letras de Luz e Ecoteca. Autora de livros didáticos pelas editoras Moderna e Global. Organizadora do Guia Nós na Sala de Aula, da editora Ática. Foi consultora pedagógica da revista Nova Escola, da Editora Abril, e coordenadora do Prêmio Nacional de Educação Victor Civita Educador Nota Dez. Escreveu a coluna mensal “Heloisa Responde” para a revista Nova Escola. Administra a Sala Kambeba – Espaço de Criação Livre.
Milton Costa
Professor, atesta que por recomendação médica não pode viver sem ler, pelo menos, 27 páginas por dia: 9 de manhã, 9 na hora do almoço e 9 na hora de ir pra cama – mas se viciou e sempre se arrisca numas overdoses, sem contar que vira e mexe toma a prescrição inteira do dia antes de dormir.
Silvia Ferraz
Designer de moda e empreendedora com sua marca Spirodiro. Encantada pelo universo infantil e suas magias, adora buscar e realizar “coisinhas” que surpreendam as pessoas e as façam sorrir mais! Colabora com A Taba ilustrando os Mapas de Exploração que acompanham os livros da assinatura do Clube de Leitores.
Venha fazer parte dessa conversa também.
Adquira seu exemplar de Harvey na loja.ataba.com.br e participe!
Sinta-se à vontade,
A Taba é de todos.
22 comentários
Fátima Fonseca
A fala da Ana Lúcia me fez lembrar de um livro que li recentemente, A redoma de vidro, que o pai da personagem morreu quando ela tinha nove anos e ela não participou do ritual da morte do pai, ela volta muitos anos depois e precisa encontrar o túmulo do pai e quando encontra chora muito… Minha impressão é que ela chora tudo que que não chorou no momento da morte. Ela não teve a possibilidade de elaborar aquilo para si.
Gracieli Garcia
O dinamismo da roda de leitura foi maravilhoso, inspirador e precisamos de todo esse dinamismo em nossas escolas!
É uma honra e um privilégio poder assistir rodas tão reflexivas e atraentes, a multiplicidade de enfoques enriquece muito nosso modo de olhar para a literatura e com certeza descortinaremos esses novos horizontes também em nossas escolas!
Parabéns a todos pela iniciativa!
Obrigada!
Marcia Leite
Como editora de Harvey, como a leitora que escolheu esse livro para a Pulo do Gato, só posso dizer que estou comovida. Tantas vozes somadas nesta roda de leitura, nesta conversa instigante, delicada, comprovam que Harvey é um dos livros mais potentes em literariedade que eu já tive a oportunidade de ler. Potente para gerar muita conversa com o outro e conosco.E potente para gerar silêncio e conforto. Obrigada!
Que bom seria se o livro pudesse gerar conversas como essas junto às crianças. Harvey foi publicado em 2013 nunca teve a chance de ser adotado como um livro escolar. Seria maravilhoso que Harvey pudesse se tornar visível aos leitores.
A Taba
E a nossa Roda de Leitura continua!
Se você já leu Harvey, venha conversar com a gente, aqui, em nosso blog.
Se ainda não leu, adquira o livro e descubra porque essa obra rendeu uma leitura compartilhada tão bacana.
Estamos esperando seu comentário.
A Taba
Olhem só que lindo o post da Daisy lá no blog "A cigarra e a formiga, falando também sobre o nosso Harvey: http://acigarraeaformiga.com/harvey-como-me-tornei-invisivel/
Emily Anne Stephano
Quando o Milton apresentou outros livros, também lembrei de um e acabei não falando. É "O coração e a garrafa", do Oliver Jeffers, em que uma menina resolve guardar seu coração numa garrafa para evitar os sentimentos que vêm com a perda de alguém querido. Aos poucos ela percebe que está perdendo toda sua sensibilidade e resolve recuperar seu coração, mas pra isso precisará de ajuda…Uma das ilustrações lindas é a capa do meu perfil no facebook
Léo Augusto
Muito legal! Essa história do cara que encolhe, me lembrou um perfil maravilhoso no instagram, o @encolhiaspessoas. Vale a pena conhecer! https://instagram.com/encolhiaspessoas/
Paula Naves
Que máximo! Adorei!