Dicas de Livros | Blog A Taba
Saiu a lista dos finalistas do 58º Prêmio Jabuti – 2016

Saiu a lista dos finalistas do 58º Prêmio Jabuti – 2016

E cinco dos títulos da lista foram enviados aos assinantes do Clube de Leitores A Taba!


Cinco, dentre os livros finalistas do prêmio mais tradicional e consagrado do Brasil, foram enviados aos assinantes do Clube de Leitores da Taba em 2015 e 2016. Parabéns aos escritores, ilustradores, editores e todos os profissionais envolvidos na produção dessas obras incríveis!
O Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro, é o mais tradicional e consagrado prêmio do livro no Brasil. Mais do que o valor em dinheiro pago aos vencedores, o Prêmio é um reconhecimento oferecido por um corpo de jurados de alto nível, a obras que possuem alta qualidade editorial.
Os vencedores serão divulgados em novembro.
Confira os finalistas já conhecidos pelos assinantes do Clube de Leitores que é referência em curadoria e formação de leitores em todo Brasil.

Criança Hors- Concours e Melhor Projeto Editorial
Melhor livro Infantil 2016

 
Livro: Inês
Autor: Roger Mello
Ilustradora: Mariana Massarani
Editora: Companhia das Letrinhas
 
Resenha
Nesse livro, o premiado autor Roger Mello nos conta de maneira sensível e poética a história de Inês de Castro, cuja vida foi narrada por grandes poetas portugueses do passado, como Camões e Bocage.
Por meio da voz de Beatriz, filha de Inês e Pedro, o autor traz vida o romance proibido entre a jovem ama de uma princesa e o filho do poderoso rei de Portugal. E é essa menina observadora, que com seu olhar curioso vai revelando ao leitor as múltiplas faces de seu pai e a vida paralela que ele construiu com sua mãe, apesar de todas as adversidades impostas pelas regras da monarquia da época.
As ilustrações de Mariana Massarani fazem um uso interessante as cores e os símbolos, oferecendo ao leitor uma experiência estético-visual que amplia o sentido do texto escrito.
 
roupa de brincar
Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil 2016 Melhor livro infantil 2016

 
Livro: Roupa de Brincar
Autor: Eliandro Rocha
Ilustradora: Elma
Editora: Pulo do Gato
Roupas de sair, roupas de dormir, roupas de festas, roupas de brincar!
Para cada ação, uma vestimenta, uma fantasia.
Com blusas, calças, saias, camisetas e muito mais, revelamos nossa personalidade e nos mostramos para o mundo.
Nesse livro, uma menina conta sua relação com uma tia muito especial e seu divertido guarda-roupas. É nesse espaço inusitado que as duas se encontram e brincam de se vestir com cores e estampas variadas.
Porém, algo acontece na vida da tia, e o guarda-roupas que convidava à alegria torna-se um lugar vazio e monocromático.
 
Autônomos
Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil 2016

Título: Uniforme
Autor: Tino Freitas
Ilustrador: Renato Moriconi
Editora: Edições de Janeiro
 
 
“Clóvis nasceu livro e pelado, como todo camaleão.”
É assim que se inicia essa narrativa que convida à reflexão sobre os “uniformes” que usamos para assumir os diferentes papéis que representamos ao longo da vida.
Assim, ora escondemos nossos medos, ora demonstramos nossa agressividade. Às vezes andamos nas nuvens, noutras precisamos firmar os pés no chão. Como camaleões, mudamos de personagem confome cada situação.
Mas, de uniforme em uniforme, o protagonista desse pequeno conto faz uma grande descoberta. E, a partir de então, nada mais será como antes.
As ilustrações de Renato Moriconi brincam com a repetição das figuras, convidando o leitor a perceber que, a singularidade de Clóvis o torna único e especial,  mesmo que ele insista em ser igual a todo mundo.
 
Malala
Melhor Livro Infantil 2016

 
Livro Malala, a menina que queria ir para a escola
Autora Adriana Carranca
Ilustradora Bruna Assis Brasil
Editora Companhia das Letrinhas
Malala é uma garota que, desde cedo, aprendeu a importância da liberdade e ter reconhecido seus direitos. No entanto, o fato de ter nascido em um país controlado por um grupo extremista chamado Talibã, quase a fez perder a vida.
Essa é a história contada pela jornalista Adriana Carranca no primeiro livro-reportagem escrito para crianças. Com linguagem acessível, a autora nos convida a fazer uma viagem ao Paquistão, descobrindo a diversidade da vida e a cultura de um povo que ainda é um mistério para o Ocidente.
Vivendo por um tempo na região onde nasceu Malala, Adriana entrevistou seus amigos e conhecidos para nos ajudar a conhecer uma menina, que além de ser a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, nos ensina – com sua vida – o valor de lutar pelo que acreditamos.
 
Melhor Ilustração In
Melhor Ilustração de Livro Infantil e Juvenil 2016

 
Livro: A mentira da verdade
Autor: Joaquim de Almeida
Editora: Edições SM
Em todas as culturas, há mitos e lendas que contam sobre a origem do mundo e dos seres que nele habitam. Mas, você já imaginou como surgiram alguns opostos como o medo e a coragem, a mentira e a verdade?
Nesse livro, o jovem autor Joaquim de Almeida adapta para os quadrinhos um mito iorubá, presenteando os leitores com uma narrativa cheia de movimentos e cores que convida à reflexão.
Chama a atenção o modo como o autor escolheu representar cada um dos seres e sentimentos criados por Olofi, incluindo inúmeras referências à cultura africana em cada um dos desenhos.
Uma obra que pode servir de porta para os leitores adentrarem o universo de uma das matrizes mais presentes na cultura de nosso país.