Telefone sem fio
Em ‘Telefone sem fio” o jogo começa com o bobo da corte cochichando algo no ouvido do rei. O que ele diz? Isso cabe a cada criança imaginar.
Resenha do livro Telefone sem fio
Autor(a): Ilan Brenman & Renato Moriconi
Editora: Companhia das Letrinhas
Os personagens deste livro de imagens são bem conhecidos das crianças: o rei, o pirata, a vovozinha, o caçador. Brincam desse jogo muito divertido, “O telefone sem fio”, que é cochichar uma palavra, uma frase no ouvido do outro até que a mensagem chegue ao seu último destinatário, por vezes totalmente modificada.
Aqui o jogo começa com o bobo da corte cochichando algo no ouvido do rei. O que ele diz? O que o rei ouve? – isso cabe a cada criança imaginar, a cada nova leitura, tendo como pano de fundo todas as histórias que já ouviu a respeito dessas figuras e as suas expressões quando passam e ouvem o recado.
As ilustrações são inspiradas em pinturas de grandes retratistas do Renascimento, como os italianos Paolo Uccello (1397-1475), Piero della Francesca (1415-1492) e o alemão Hans Holbein, o Jovem (1497/8-1543).
Quem é Ilan Brenman?
Nascido em Israel e naturalizado brasileiro, Ilan Brenman diz que é apaixonado por narrativas sem fronteiras.
Nos últimos vinte anos escreveu mais de sessenta livros, diversos deles publicados também em outros países. Quando escreve ou cria uma história já imagina como gostaria que fossem as ilustrações e, assim, fez várias parcerias com Renato Moriconi.
Ilan já recebeu alguns dos maiores reconhecimentos e prêmios por seu trabalho.
Quem é Renato Moriconi?
Quando o paulista Renato Moriconi era criança, sua brincadeira favorita era desenhar. Ele estudou artes plásticas e design gráfico e há mais de vinte anos se dedica às artes gráficas.
Suas técnicas favoritas para criar imagens são as tradicionais e ele gosta muito da cor preta, que acompanha bem qualquer cor.
Em 2003 Renato entrou no universo dos livros e já tem mais de cinquenta obras publicadas, sendo que algumas também foram escritas por ele, e muitas foram premiadas.