Dicas de Livros | Blog A Taba
Semana Especial Contos de Fadas

Semana Especial Contos de Fadas

Participe da Semana Especial Contos de Fadas, com uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema: Susana Ventura. De 11 a 13/05!


Talvez nenhum outro gênero literário esteja tão presente na formação do leitor iniciante como as histórias de tradição oral que chamamos de contos de fadas.

Comuns a todas as culturas, essas narrativas folclóricas revelam muito sobre os dilemas enfrentados pelos seres humanos e as soluções encontradas por eles para compreendê-los. Por isso, desde os tempos mais remotos, adultos e crianças do mundo inteiro têm se encantando e encontrado nelas uma válvula de escape para suas aflições. Nessas histórias, as grandes questões humanas aparecem de maneira simbólica e podem ser elaboradas por cada leitor, conforme suas estruturas internas.

A curadoria do mês de maio do Clube de Leitores A Taba apresentará um seleção com estas histórias. Aguarde! Em breve revelaremos nossas preciosas escolhas!

Semana Especial Contos de Fadas

Para conversar sobre o mundo das histórias maravilhosas, A Taba preparou uma Semana Especial Contos de Fadas, com uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema: a escritora Susana Ventura.

Serão 3 encontros, todos pensados para responder algumas das principais dúvidas que temos em relação a este gênero.

Os encontros terão inicio dia11 de maio, às 19h30, com transmissão – ao vivo – nas redes sociais da Taba: Facebook, Instagram e Youtube.

O público poderá participar comentando as conversas e enviando perguntas para os convidados.

Confira a programação e participe! Venha conversar com a gente:

11/05, às 19h30 – Contos de fadas: a origem

12/05, às 19h30 – Contos de fadas: arquétipos, motivos e personagens

13/05, às 19h30 – Contos de fadas: a hora e a voz das mulheres

Inscreva-se no site oficial do evento, clicando no botão abaixo:

O evento será ao vivo, on-line e com certificação!

Vem com a gente!

Conheça mais sobre a convidada da Semana Especial Contos de Fadas:

 Participe da Semana Especial Contos de Fadas, com uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema: Susana Ventura. De 11 a 13/05!

Susana Ventura é doutora em Letras pela Universidade de São Paulo com tese sobre os romances de Mia Couto, José Saramago e Ana Maria Machado (2006). Pesquisadora e professora universitária, está ligada a três grupos de pesquisa, em São Paulo, Lisboa e Paris (USP, UL e Sorbonne) e atualmente finaliza um trabalho sobre  contos de fadas de autoria feminina desde 2014. Também é escritora e tradutora e tem 32 livros publicados, todos eles pensados para jovens leitores.

É autora do livro “A Bela e a Fera e outros contos de Madame LePrince de Beaumount”, lançamento exclusivo, enviado pela Taba em maio para seus assinantes.

  • A imagem que ilustra este post e também as que ilustram o site oficial do evento são de Alexandre Camanho, ilustrador do livro que será lançado no evento.