Semana Especial Contos de Fadas

por:

Semana Especial Contos de Fadas

Talvez nenhum outro gênero literário esteja tão presente na formação do leitor iniciante como as histórias de tradição oral que chamamos de contos de fadas.

Comuns a todas as culturas, essas narrativas folclóricas revelam muito sobre os dilemas enfrentados pelos seres humanos e as soluções encontradas por eles para compreendê-los. Por isso, desde os tempos mais remotos, adultos e crianças do mundo inteiro têm se encantando e encontrado nelas uma válvula de escape para suas aflições. Nessas histórias, as grandes questões humanas aparecem de maneira simbólica e podem ser elaboradas por cada leitor, conforme suas estruturas internas.

A curadoria do mês de maio do Clube de Leitores A Taba apresentará um seleção com estas histórias. Aguarde! Em breve revelaremos nossas preciosas escolhas!

Semana Especial Contos de Fadas

Para conversar sobre o mundo das histórias maravilhosas, A Taba preparou uma Semana Especial Contos de Fadas, com uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema: a escritora Susana Ventura.

Serão 3 encontros, todos pensados para responder algumas das principais dúvidas que temos em relação a este gênero.

Os encontros terão inicio dia11 de maio, às 19h30, com transmissão – ao vivo – nas redes sociais da Taba: Facebook, Instagram e Youtube.

O público poderá participar comentando as conversas e enviando perguntas para os convidados.

Confira a programação e participe! Venha conversar com a gente:

11/05, às 19h30 – Contos de fadas: a origem

12/05, às 19h30 – Contos de fadas: arquétipos, motivos e personagens

13/05, às 19h30 – Contos de fadas: a hora e a voz das mulheres

Inscreva-se no site oficial do evento, clicando no botão abaixo:

O evento será ao vivo, on-line e com certificação!

Vem com a gente!

Conheça mais sobre a convidada da Semana Especial Contos de Fadas:

 Participe da Semana Especial Contos de Fadas, com uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema: Susana Ventura. De 11 a 13/05!

Susana Ventura é doutora em Letras pela Universidade de São Paulo com tese sobre os romances de Mia Couto, José Saramago e Ana Maria Machado (2006). Pesquisadora e professora universitária, está ligada a três grupos de pesquisa, em São Paulo, Lisboa e Paris (USP, UL e Sorbonne) e atualmente finaliza um trabalho sobre  contos de fadas de autoria feminina desde 2014. Também é escritora e tradutora e tem 32 livros publicados, todos eles pensados para jovens leitores.

É autora do livro “A Bela e a Fera e outros contos de Madame LePrince de Beaumount”, lançamento exclusivo, enviado pela Taba em maio para seus assinantes.

  • A imagem que ilustra este post e também as que ilustram o site oficial do evento são de Alexandre Camanho, ilustrador do livro que será lançado no evento.

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 comentários
  • kika almeida mendes

    Olá, boa tarde!
    Ontem não consegui assistir ao vivo a 1ª conversa sobre contos de fadas e estou assistindo hj. A Denise Guilherme comentou, logo no início, que enviaram para quem se inscreveu, um texto da Susana Ventura, mas eu não recebi, embora esteja inscrita. E gostaria muito de receber o texto. É possível reenviar?
    Muito obrigada!
    Kika

    • Kika Almeida Mendes

      desculpem, comentário no lugar errado, peço que desconsiderem!
      Kika

  • Tartaruga Nara

    acompanhe a gente!