Dicas de Livros | Blog A Taba
Tanto, tanto!

Tanto, tanto!

Tanto, tanto! é a história de uma reunião familiar para uma festa surpresa de aniversário. Mas, poderia ser também a história de um bebê.


Resenha do livro Tanto, tanto!

Livro: Tanto, tanto!

Autor: Trish Cooke

Ilustrador: Helen Oxenbury

Editora:

Tanto, tanto! é a história de uma reunião familiar para uma festa surpresa de aniversário. Mas, poderia ser também a história de um bebê muito fofo, cuja presença é celebrada por cada um dos visitantes que chegam à sua casa.
Com um texto de repetição que nos lembra as cantigas que embalam as brincadeiras que fazemos com os pequenos, impossível ler as páginas deste livro sem criar uma melodia própria para dar ainda mais graça à experiência de leitura desta obra.
As ilustrações da renomada Helen Oxenbury retratam a chegada dos integrantes da família com cores muito vivas e gestos dançantes, acrescentando ainda mais movimento e alegria a uma obra que, com certeza, fará parte da memória afetiva de adultos e bebês de todas as idades.

Sobre a autora

Trish Cook é uma escritora inglesa, que nem sempre acreditou no potencial de sua escrita. Filha de uma família numerosa, com seis irmãs e três irmãos, usava sua imaginação quando precisava de momentos de refúgio e certa privacidade. 

Desde pequena inventava histórias com seus irmãos e as apresentava na rua.

O gosto pelo teatro a acompanhou por muitos anos e ela acabou começando sua carreira profissional como atriz. Mas, secretamente, sempre escreveu histórias e peças de teatro. 

A história de sua carreira como escritora se mistura com sua vontade de ser mãe e querer mais tempo para trabalhar de casa e cuidar do bebê. 

Ela foi então se encorajando e aos poucos mostrando seus textos para amigos e profissionais da área, até que –  em 1989 –  lançou seu primeiro livro. 

Hoje Trish já tem mais de quinze títulos publicados na Inglaterra, além de peças de teatro e roteiros para a TV.

Trecho do livro:
“E elas deram nele
um abraço tão apertado,
fizeram tanto carinho
que o bebê achou tudo tão gostoso
que cantou e dançou junto com elas
até cansar.” (P. 22)
A seleção do Clube de Leitores A Taba mês de outubro na questão da representatividade negra na literatura infantil.
Conheça outros livros indicados pela Taba que também exploram a questão da diversidade afro-brasileira clicando aqui.