Dicas

Tumbu

7 de January de 2014 por Equipe A Taba

Resenha

Durante os últimos anos, a historiografia brasileira desenvolveu muitos trabalhos acadêmicos que buscam compreender a escravidão no Brasil. Por meio de documentos e fontes diversas é possível conhecer parte do cotidiano dos escravos no Brasil Colonial, assim como compreender alguns dos mecanismos que sustentaram essa economia durante tantos anos.

Nesse livro, Marconi Leal – por meio da ficção – nos leva a imaginar como seria a vida de uma criança africana ao atravessar o Oceano e chegar ao nosso país em busca de seus familiares. Que olhares desenvolveria sobre nosso país? Como veria uma cultura tão diferente da sua? Que dificuldades enfrentaria ao fazer parte de um sistema que não a enxergava como ser humano?

Mesmo sem a intenção de ser um relato histórico, o autor é bastante feliz em apresentar um tema complexo como a escravidão com poesia e delicadeza, a partir do ponto de vista de Tumbu e suas aventuras a bordo de um navio negreiro e também em uma fazenda de açúcar no Recife.

Para o jovem leitor que deseja uma primeira aproximação ao tema, acompanhar a história de Tumbu pode ser um bom começo.

Equipe A Taba Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

compartilhe essa leitura!

banner superior

deixe seu comentário!

0 comentários