Dicas de Livros | Blog A Taba
Um mapa de exploração para descobrir tesouros

Um mapa de exploração para descobrir tesouros

Conheça o Mapa de Exploração: material de mediação com conteúdos exclusivos produzidos pela equipe da Taba para potencializar as experiências de leitura dos seus assinantes!


Você conhece o mapa de exploração da Taba?

Desde que idealizamos o Clube de Leitores A Taba, pensamos que seria importante criarmos também um material que pudesse auxiliar no desenvolvimento das competências leitoras das crianças e adultos que assinam o nosso serviço. Uma espécie de mapa para orientar o olhar sobre características interessantes da obra e, pouco a pouco, ajudar o leitor a adquirir ferramentas para ler cada vez mais e melhor.
Desse desejo nasceu o Mapa de Exploração, produzido todos os meses com conteúdos exclusivos elaborados pela equipe da Taba para acompanhar os livros enviados aos nossos assinantes.
O Mapa não pretende ser um roteiro ou um guia de leitura. Por isso, ele pode ser lido antes ou depois de conhecer o livro. A ideia é estabelecer uma conversa de leitor para leitor, compartilhando as impressões da equipe de curadoria com os assinantes do nosso serviço.
O conteúdo vem sempre organizado sempre em seções fixas:

Resenha

Quando escolhemos o livro de cada mês, queremos logo contar aos nossos assinantes sobre a obra, chamando-os para a leitura do mesmo. O texto que abre o mapa é como uma espécie de convite para que o leitor fique curioso, leia o livro e venha logo conversar com a gente.:-)

Biografia

Nós adoramos buscar fatos curiosos e informações interessantes sobre os autores e ilustradores das obras que enviamos. Para isso, pesquisamos entrevistas, depoimentos e biografias publicadas em diferentes veículos de comunicação. Depois, escolhemos as mais legais e contamos para vocês.

Pista

A gente acredita que quando livro é realmente incrível, ele tem sempre algo de novo para mostrar ao leitor. E, muitas vezes, são tantos detalhes em cada página que só mesmo uma lupa para nos ajudar a enxergá-los.
Nessa seção gostamos de ressaltar os aspectos gráficos da obra: ilustrações (técnicas, cores, composição), tipo de fonte utilizada, formato. Nos livros escolhidos pela Taba, tudo está a serviço da construção de sentido.

Luz

Uma das coisas mais interessantes do trabalho de um bom escritor é o cuidado com o modo como ele escolhe as melhores palavras para comunicar o que deseja.
Por isso, gostamos de alertar nossos leitores para que prestem atenção ao conteúdo e ao estilo das obras que enviamos, pensando sobre a linguagem utilizada pelos diferentes autores.

Direção

Todos os livros que enviamos são escolhidos com muito carinho por nossa equipe.  Aqui, nessa seção contamos para vocês alguns dos critérios que ajudaram na seleção de nossos curadores. Ou seja, o que as obras do Clube de Leitores A Taba possuem de mais precioso.

Almanaque

Aqui é onde a gente pode viajar e explorar um pouco mais alguns temas que aparecem nos livros ou indicar outras obras que dialogam com  aquela que enviamos.
No Almanaque colocamos dicas de leitura, curiosidades e o que mais a nossa criatividade inventar!
Ficou curioso para conhecer melhor os mapas, clique aqui!
Quer receber livros incríveis todos os meses, acompanhados do Mapa de Exploração e outros materiais para deixar sua experiência de leitura ainda melhor? Assine A Taba!