Dicas de Livros | Blog A Taba
Vejo, vejo

Vejo, vejo

Nutrir os olhos dos pequenos leitores com experiências como a de “Vejo, Vejo” permite o desenvolvimento leitor e visual ao mesmo tempo.


Jogo tradicional para crianças pequenas, Vejo, Vejo (em espanhol, “veo, veo”) consiste em convidar o outro a adivinhar o que se está vendo, partindo da premissa de que mesmo que observemos as mesmas coisas, cada indivíduo percebe algo diferente. Vejo, Vejo apresenta a brincadeira aos pequenos leitores pelo olhar de um urso e um ratinho que, a partir de formas geométricas e das cores, veem objetos bem mais complexos, como um prédio ou uma fruta. Com graça e humor, o ratinho, que tem uma visão mais convencional, e o urso, dono de uma imaginação complexa, se intercalam mostrando aos leitores que percepções distintas podem se tornar complementares, assim como a inusitada amizade entre as duas personagens.

Quem é a autora de “Vejo, vejo”

Formada em Desenho e Ilustração, a chilena Paula Vásquez nunca deixou de estudar e até hoje faz cursos para aperfeiçoar sua técnica como escritora e ilustradora de livros-álbum. Paula tem uma vasta obra e vários de seus livros já foram publicados em outros países, como os Estados Unidos, Espanha e, é claro, Brasil. Humberto, por exemplo, é um simpático hipopótamo que sai de férias e A Janela envolve os leitores através da fuga de um cachorrinho, que passa por diversos lugares antes de conseguir voltar para casa. Em comum, suas narrativas são móveis, tratam de movimento, transitoriedade e da passagens por lugares distintos, perfeitas para os pequenos leitores embarcarem em bem-humoradas aventuras.  

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

A percepção visual refere-se à capacidade do cérebro de compreender, organizar e interpretar estímulos sensoriais visuais. Apesar dos seres humanos nascerem com o sistema visual já desenvolvido, é só através de vivências que ele passa a dar significado ao que enxerga, além de desenvolver a acuidade, memória e a discriminação visual. Nutrir os olhos dos pequenos leitores com experiências como a de Vejo, Vejo permite o desenvolvimento leitor e visual ao mesmo tempo.