10 livros para conversar sobre guerra com crianças

por:

10 livros para conversar sobre guerra com crianças

Nos últimos dias, muitas crianças têm expressado muitas dúvidas e angústias acerca da guerra entre Rússia e Ucrânia. As imagens veiculadas exaustivamente nos diferentes canais de comunicação têm tornado o conflito ainda mais próximo, despertando medo e curiosidade sobre o tema. Pensando nisso, para apoiar as famílias nas conversas sobre um assunto tão delicado, preparamos uma lista com 10 livros para conversar sobre guerra com as crianças.

Nesta seleção, trouxemos livros que exploram o tema, seja pelo humor, pela poesia e, até mesmo, por contarem histórias baseadas em conflitos reais. Esperamos que essa pequena lista abra espaço para que adultos e crianças possam falar abertamente sobre o tema, possibilitando que possamos valorizar e cada vez mais lutar pela paz.

Um dos livros selecionados foi tema de uma roda de leitura e conversa que A Taba realizou em 2020. Confira a leitura do livro O Princípio, de Paula Carballeira, com a participação das crianças.


10 livros infantis para conversar sobre guerras

Dicas para falar sobre guerra com as crianças

Confira estas dicas da pedagoga Bruna Cardoso, do projeto Ler o Mundo, para o Jornal Joca, que tem uma série de conteúdos interessantes que podem apoiar famílias e educadores a tratar do tema:

  • Não tenha receio de demonstrar seus sentimentos;
  • Lance mão de algumas ferramentas para mediar a conversa, como os livros e reportagens;
  • Escute o que as crianças têm a dizer;
  • Mostre a importância de termos atitudes de paz no nosso dia a dia.

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tartaruga Nara

acompanhe a gente!