Dicas de Livros | Blog A Taba
Adaptação escolar: dicas de livros

Adaptação escolar: dicas de livros

Conheça algumas dicas de livros infantis selecionados pela A Taba que podem ajudar as famílias durante o período de adaptação escolar.


Você sabia que os livros infantis podem ser excelentes aliados no processo de adaptação escolar das crianças?

O ingresso na escola é uma das primeiras formas pelas quais a criança passa a ampliar o seu círculo de relações próximas, expandindo os laços de confiança e afeto construídos em família. Mas, para que isso aconteça, é necessário que haja uma adaptação escolar tranquila.

Primeiro, é preciso sempre lembrar que o processo de adaptação escolar não envolve apenas a crianças, mas toda a família. Por isso, quanto mais os pais estiverem seguros sobre a escolha da escola e confiantes na capacidade profissional e afetiva dos profissionais que ficarão com a criança, mais tranquilo será o processo.

Por que algumas crianças sentem medo durante o período de adaptação escolar?

Por mais importante a educação escolar seja para o desenvolvimento intelectual, social e emocional das crianças, a escola é um ambiente novo. E tudo que não é familiar desperta muitos sentimentos. Algumas crianças ficam agitadas e nem conseguem dormir tamanha a curiosidade para embarcar nesta nova aventura. Enquanto há outras que sentem medo e insegurança diante da novidade de um lugar desconhecido. E há aquelas, ainda, que agem com relativa tranquilidade, encarando o processo de mudança como algo natural.

Seja qual for o caso do(a) seu(sua) filho(a), conversar é fundamental. Mesmo que a criança seja ainda um bebê, verbalizar que ela será levada para um novo espaço, contar os motivos da escolha, narrar o que pode acontecer este novo lugar… tudo isso ajuda a criança a formar uma imagem mental desta experiência, ao mesmo tempo em que pode abrir espaço para que ela apresente suas dúvidas e angústias em relação à escola.

Como os livros infantis podem ajudar neste processo?

Muitas vezes, enxergar parte da própria experiência na história de outro é uma forma de olhar para dentro de si. Ao conhecer a história de alguém que tem medo, a criança tem a oportunidade de olhar para o próprio medo. Por isso, os livros nos que apresentam personagens que expressam sentimentos semelhantes aos das crianças funcionam como uma espécie de espelho e ajudam bastante a conversar sobre alguns assuntos sobre os quais os pequenos nem sempre sabem como falar.

Para ajudar as famílias no processo de adaptação escolar, a equipe de curadoras do Clube de Leitores A Taba organizou algumas dicas de livros. Escolha o(s) seu(s) favorito(s) e boas leituras!

Ah! Todos os títulos estão disponíveis na Amazon! Para clicar sobre as capas para comprá-los!

Hoje é dia de aula e Sofia tem que ir à escola. Seu amigo, Guido, também. Mas, será que a escola é mesmo o lugar ideal para ele? O que um simples ganso pode causar em uma sala de aula? Os leitores bebês vão se divertir com a grande confusão causada por Guido no primeiro dia de aula da pequena Sofia!

É hora de ir para a escola, mas o pequeno Frederico n o parece disposto a seguir em frente. Para conseguir levá-lo junto consigo, sua irmã, Violeta, precisar usar muito a imaginação e criar enredos fantásticos partir de pequenos objetos que surgem no percurso. Um livro que é uma grande celebração do poder do faz de conta!

Logo ali - Adaptação escolar
O monstro das cores - adaptação escolar

Como será esse lugar mágico para o qual muitas crianças vão todos os dias?

No livro “O Monstro das cores vai à escola” vamos acompanhar o primeiro dia de aula de um dos personagens mais adorados da literatura, além de descobrir os diferentes sentimentos que estarão em jogo nesta grande estreia!

Neste premiado livro, dois artistas colocaram seu talento a serviço de contar uma história com a qual todos podemos nos identificar. Afinal, desde cedo aprendemos que somos parte de um grupo e, é quando estamos entre os iguais que nos reconhecemos e construímos nossa identidade. Por isso, sentir-se um “bicho estranho” pode nos deixar inseguros e solitários.

Por outro lado, o livro nos mostra que o encontro com o diferente também pode ser uma excelente oportunidade para construir novos laços e descobrir mais sobre os outros e até sobre nós mesmos. 

Em Tudo Muda, o autor explora toda a surpresa que as mudanças nos trazem e os desafios que enfrentamos ao lidar com elas.

Texto e imagem são cuidadosamente elaborados e sugestivos para nos contar a história de Gregório, que, ao acordar, se vê às voltas com algumas situações estranhas em sua casa. 

Antes de sair para buscar a sua mãe, seu pai lhe avisou que algo iria mudar. Será por isso que sua manhã lhe parece tão diferente do habitual?

Misturando realidade e fantasia, o autor brinca com a imaginação do leitor, criando um livro surpreendente, do começo ao fim. 

Neste livro, a história começa com as crianças menores, entre elas Tomás, guiadas pelas maiores ao primeiro dia de aula. Por causa das fortes chuvas de verão, elas encontram a escola destruída e têm como primeira lição reconstrui-la. Os desenhos mostram as crianças aprendendo a fazer tijolos de argila e mesas de barro, a erguer paredes e forrar o telhado. Ao período de alfabetização, seguem as férias. E novamente, as chuvas e os ventos fortes desmoronam a escola. O que muda no reinício das aulas é que agora Tomás guia os menores para levantarem a escola.

No clássico livro de Ruth Rocha, acompanhamos a história do pequeno João, que tem a sua vida completamente transformada depois que passa a “ver” as letras, compreendendo o significado das palavras.

Um presente perfeito para crianças em idade de alfabetização.