A Amazônia
Nessa edição, os mitos e lendas são relacionados à floresta equatorial que se prolifera ao longo do rio Amazonas, seguindo-o por seis países da América do Sul. Apesar de ser a mesma floresta, os índios que a habitam têm lendas diferentes: em seus dez contos, há histórias sobre as origens da noite, de como surgiu o revezamento do Sol e da Lua no céu, de como o fogo se formou.
Resenha
A Amazônia faz parte da coleção Mitos e Lendas, que reúne uma série de contos místicos com um tema em comum. Nessa edição, os mitos e lendas são relacionados à floresta equatorial que se prolifera ao longo do rio Amazonas, seguindo-o por seis países da América do Sul. Apesar de ser a mesma floresta, os índios que a habitam têm lendas diferentes: em seus dez contos, há histórias sobre as origens da noite, de como surgiu o revezamento do Sol e da Lua no céu, de como o fogo se formou. Há, ainda, um conto que fala sobre a origem dos rumores do Eldorado, a lenda sobre uma lagoa repleta de tesouros que instigava conquistadores europeus. Alguns contos focam as lendas de aventuras pela floresta de algum índio que ousou desafiar criaturas místicas ou algum animal poderoso como a onça-pintada. As lendas ganham vida numa narrativa direta e de vocabulário fácil, encantando e nos fazendo sonhar com os animais dessa floresta misteriosa. O livro contém, também, detalhes geográficos e de como ocorreu a ocupação da floresta.
Trecho do livro:
“De repente, o Sol apareceu no meio de duas montanhas e o iluminou. Foi um deslumbramento! O homem dourado, ou El Dorado, parecia brotar do centro da lagoa. Lançava para todos os lados braçadas de objetos de ouro, que brilhavam como mil fogos. Os índios pensaram que fosse um milagre.” (P. 11)