Dicas de Livros | Blog A Taba
Minha vida de goleiro

Minha vida de goleiro

Um menino obstinado em ser goleiro conta a origem de sua paixão por barrar os artilheiros. Para tanto, volta no tempo, recobrando a história da mãe, desde seus avós maternos, na Alemanha, passando pela Itália e, finalmente, a chegada ao Brasil; do outro lado, o silêncio do pai e a insistência deste para que o filho praticasse natação e crescesse forte.


Resenha
Um menino obstinado em ser goleiro conta a origem de sua paixão por barrar os artilheiros. Para tanto, volta no tempo, recobrando a história da mãe, desde seus avós maternos, na Alemanha, passando pela Itália e, finalmente, a chegada ao Brasil; do outro lado, o silêncio do pai e a insistência deste para que o filho praticasse natação e crescesse forte. O filho, por sua vez, só queria saber de uma única coisa: ser goleiro. Fazendo uma “viagem” na família, o autor Luiz Schwarcz narra uma história emocionante, que tem como pano de fundo a fuga de seus pais dos horrores da Segunda Guerra. O livro conta ainda, ao final, com uma breve contextualização histórica, acerca da Segunda Guerra, colocando os leitores mais a par dos eventos narrados. As ilustrações de Maria Eugênia são mescladas a fotos, e estão em total sintonia com a narrativa.
Trecho do livro
“Ao chegar na estação de trem deparou com um grupo de soldados nazistas que vinham em sua direção. Também notou uma moça que nunca vira, caminhando, e imediatamente começou a beijá-la, simulando um encontro de dois velhos namorados. Até hoje, ninguém sabe a identidade dessa moça, que salvou a vida de meu pai, já que os nazistas não lhe pediram os documentos, surpreendentemente, em respeito a uma cena de amor.”
P. 38