Dicas de Livros | Blog A Taba

Para que você conheça os livros que serão enviados aos alunos neste mês, preparamos um vídeo apresentando cada um deles.

0 a 2 anos – Ed. Infantil

Em tempos de tablets e outras tecnologias aplicadas ao universo da leitura, Hervé Tullet escreve e ilustra a interessante brincadeira que figura em Aperte aqui.

Tudo começa com uma bola amarela que, se apertada, leva o leitor para outras tantas bolas amarelas, vermelhas e azuis.

Mas o livro não é só uma sucessão de “cliques”: o pequeno leitor é convidado a soprar, organizar, sacudir, alinhar e passar as páginas, para conferir todas as suas ações e, assim, interagir com o livro.

Os textos são curtos e funcionam como “comandos”, o que permite explorar ao máximo as ilustrações, grande diferencial do livro.

3 e 4 anos – Ed. Infantil

No divertido supermercado dos animais,todos os bichos podem encontrar sua comida favorita! Por lá, passam elefantes, raposas, cachorros, macacos e ursos, explorando seus gostos e particularidades.

É este o mote de mais um livro da premiada dupla formada por Giovanna Zoboli e Simona Mulazzani.

O texto rimado e cheio de ritmo convida à leitura em voz alta. As ilustrações – repletas de detalhes a serem descobertos pelos pequenos leitores –  fazem da experiência deste livro uma deliciosa brincadeira que se renova a cada leitura.

Impossível explorar cada detalhe sem se encantar com a proposta criada pelas autoras.

Então? Que tal colocar seu pequeno no colo, abrir as páginas e mergulhar nesta leitura?

5 anos – Ed. Infantil

Este é um livro que, desde a capa, convida a participação do leitor!

A pergunta provocativa do título dirige o olhar para o enorme animal “escondido” em uma pequena banheira cheia de espumas, com inúmeras bolhas que se espalham ao longo da página.

Olhando assim, parece até que será bem fácil responder à pergunta que dá nome a este livro. Mas, você já parou o que faria se ganhasse um grande animal de presente? Como ele ficaria na sua casa? E onde seria possível escondê-lo, caso os seus pais não concordassem com a presença deste novo integrante em sua família?

Na quarta-capa, um homem adulto parece ter encontrado uma solução bem inusitada para este problema. Mas será mesmo que é possível conviver com um animal selvagem?

Para descobrir algumas das respostas possíveis a esta pergunta e pensar em muitas outras dúvidas que podem surgir quando se tem uma girafa em casa, será preciso mergulhar nesta divertida obra que, com certeza, vai provocar risadas nos leitores de todas as idades.

1º ano

111 poemas para crianças é uma antologia que reúne textos de Sérgio Capparelli, selecionados pelo próprio autor, oferecendo um amplo panorama da produção de um dos maiores poetas da infância brasileira.
Os textos são agrupados de acordo com tema ou tipo de linguagem predominante: dos que versam sobre animais e natureza, aos que se destacam pelo jogo com as palavras ou se caracterizam como poemas visuais.


São muitos os caminhos pelos quais o leitor pode percorrer a leitura dessa obra. Uma coisa é certa: seja qual for o poema escolhido, a brincadeira com a linguagem estará sempre garantida.

2º ano

No livro Pode chorar, coração, mas fique inteiro, acompanhamos um delicado processo de despedida vivido por uma avó e seus 4 netos. 

No centro da história está a Morte. Uma figura temida e assustadora que, neste livro, mostra-se generosa e atenta à escuta e ao momento vivido pelos pequenos. 

E, ao longo das páginas, vamos descobrindo que essa presença acolhedora é quem nos mostrará que abrir espaço espaço para falar e conversar sobre as despedidas, pode tornar algumas travessias mais humanas e possíveis.

É dela, inclusive, a maravilhosa frase que dá nome à obra, a qual carrega uma importante lição para vida.

3º ano

O Sr. Bianchi é um vendedor que passa a maior parte dos dias trabalhando longe de casa E,  para manter-se próximo de sua filha  quando está viajando, ele lhe conta –  todos os dias –  uma história diferente por telefone.

Esse é o mote do divertido livro de Gianni Roadri – famoso autor italiano –  cujo centenário de nascimento é celebrado neste ano.

As histórias inventadas pelo Sr. Bianchi para divertir a sua filha são uma grande celebração da imaginação e da fantasia. Algumas trazem uma profunda reflexão sobre temas como a tristeza, a guerra e a mentira. Em outras, prevalece o humor e o absurdo. Em todas, o final é sempre surpreendente.

Só uma coisa é certa: depois de ler este livro, muitas ideias irão surgir na cabeça dos leitores, sendo impossível olhar para todas as coisas sem considerar as inúmeras possibilidades inventadas pelo autor.

4º ano

Chão de peixes, premiada obra de Lúcia Hiratsuka, é desses livros que deslocam o tempo e nos convidam a perceber palavras e imagens em toda sua potência de significado. 

Cada poema funciona como uma janela que se abre para ver o mundo com os olhos de quem é capaz de enxergar além, descobrindo a poesia presente em nosso cotidiano.

As ilustrações – feitas com a milenar técnica Sumiê – e também a silhueta dos poemas sugerem imagens, deixando espaço para que o leitor possa completá-las, a partir dos elementos trazidos pelo texto.

Os poemas versam sobre animais, sobre a natureza, sobre o tempo e outras questões que nos tocam a todos, adultos e crianças, e que podem ser vistos e revisitados diversas vezes, seguindo a sequência proposta pela autora ou abrindo em alguma página à própria sorte.

5º ano

Quando lemos e conhecemos muitas histórias, acabamos nos familiarizando com alguns personagens: escolhendo os preferidos, brincando de ser cada um deles… E toda essa convivência, por meio dos livros e também da fantasia, faz com que estes seres que habitam nossa imaginação, passem a fazer parte também das nossas próprias histórias.

Em Entrevistas, o leitor poderá se aproximar ainda mais de alguns dos seus personagens favoritos, descobrindo curiosidades e conhecendo-os melhor, para além dos enredos clássicos das histórias das quais fazem parte. 

Carolina Moreyra e Odilon Moraes organizaram aqui uma seleção de 12 conversas com diferentes personagens de contos de fadas – não só os protagonistas, o que é ainda mais legal! – trazendo perguntas e respostas repletas de  humor, ironia e também com altas doses de atualidade. 

O formato escolhido pelos autores remete a um programa de tevê, em que cada personagem é chamado em um momento diferente para participar. 

Antes de cada entrevista, há sempre uma dica que retoma algum aspecto da história do convidado ou do seu comportamento. 

Será que você  vai conseguir adivinhar algum deles antes de virar a página?

Leia também

A idealizadora da Taba, Denise Guilherme, preparou um material cheio de dicas de livros e atividades para trabalhar com as crianças o folclore brasileiro. As indicações estão classificadas por séries escolares, e também há aquelas para todas as idades. Confira:

Folclore: 30 dicas de livros e atividades para crianças