Dicas de Livros | Blog A Taba

Para que você conheça os livros que serão enviados aos alunos neste mês, preparamos um vídeo apresentando cada um deles.

0 a 2 anos – Ed. Infantil

 

Desde o título, uma brincadeira com nomes próprios que remetem ao céu e ao mar, o novo livro de Renato Moriconi apresenta ao pequeno leitor o desafio de experimentar novos modos de olhar para o mundo ao seu redor.

Nesta obra, repleta de detalhes, somos chamados a perceber que tanto as palavras, como as ilustrações, podem dizer muito mais do que o que conseguimos apreender em uma primeira leitura.

Explorando um jogo de diferenças e semelhanças entre dois mundos – aparentemente opostos – o autor cria imagens e sugestões que saem do óbvio, construindo uma verdadeira galeria de arte que, certamente, será apreciada muitas e muitas vezes pelos bebês mais curiosos.

 

3 e 4 anos – Ed. Infantil

 

No terceiro livro da coleção Brasileirinhos, Lalau e Laurabeatriz fazem uma linda homenagem a alguns animais da maior floresta tropical do mundo.

Nas duplas das páginas, um poema apresenta uma espécie da nossa fauna, ressaltando suas características em textos repletos de sonoridade e humor. Outras informações ainda são acrescentadas em pequenos verbetes sobre cada um dos animais escolhidos pelos autores.

As ilustrações delicadas de Laurabeatriz, feitas com cores vivas, apresentam detalhes dos bichos citados nos poemas, aproximando ainda mais os pequenos leitores da rica biodiversidade do nosso país.

 

5 anos – Ed. Infantil

 

O parquinho e alguns espaços coletivos de brincar, são sempre lugares onde muitas emoções estão em jogo. Nele, amizades são firmadas, brincadeiras inventadas e, também alguns conflitos são criados.
Em Os reis do parquinho, os leitores são chamados a participar de um dia na vida de um grupo de crianças em um espaço cheio de possibilidades de diversão e entretenimento: escorregadores, gangorras, gira-gira e muito mais.

No entanto, todos esses brinquedos podem não parecer suficientes, quando um menino e uma menina decidem iniciam uma disputa para tornarem-se reis deste lugar e assim possam instituir as suas regras e vontades na brincadeira.

E agora, o que fazer? Obedecer às ordens dos reis do parquinho ou procurar outros espaços de liberdade?

Qual será a escolha das crianças nesta história?

 

1º ano

 

Você já se sentiu entediado, sem imaginação para se divertir sozinho? E, por outro lado,  já mergulhou em uma brincadeira a ponto de se esquecer do tempo?

Pois é. Foi exatamente isso o que aconteceu com a menina Nora, quando foi passar o dia na casa de sua avó. Por mais que tivesse na companhia da amiga girafa Jeff e de seus outros brinquedos, ela estava se sentindo muito chateada por não ter nada legal para fazer.

Mas tudo pode mudar quando a sua avó lhe convida para brincar no jardim e procurar um tigre que apareceu por ali naquela manhã.

Um tigre?

A verdade é que todos sabemos que tigres não moram em jardins. Mas é também verdade que podemos encontrar coisas incríveis quando abrimos espaço para a imaginação em uma brincadeira.

O que será que Nora e Jeff irão descobrir neste jardim?

 

2º ano

 

A vida é cheia de perguntas delicadas. E, muitas vezes, precisamos da ajuda de amigos para procurar as melhores respostas.


Nesse livro, o elefante sobre até o topo de uma pequena colina e compartilha uma dúvida sua. Rapidamente, princesas, pedras, ursos, estrelas, a Lua e até mesmo o Sol vão compartilhando suas experiências para tentar ajudá-lo, enquanto a formiga registra tudo.

E nessa rica troca, não só o elefante, mas também os leitores serão presenteados com toda a beleza que o amor pode revelar em suas diferentes manifestações.

 

3º ano

 

Há muitas formas de trazer alegria para nosso coração. Uma brincadeira, um abraço, um carinho, uma companhia, um lugar. 

A edição caprichada do livro Júbilo — O romance do jardineiro, com belas ilustrações em grandes páginas, é porta de entrada para o leitor acompanhar o encontro do jardineiro Juvenal com essa alegria. 

O texto cuidadoso na escolha das palavras, com rimas e musicalidade, traz leveza para a leitura dessa história que também nos fala de tristeza e solidão. 

Cada uma das páginas parece cuidadosamente construída para trazer ao leitor as diferentes sensações de Juvenal em meio ao seu jardim. 

E você: o que faz quando perde a sua alegria? E o que costuma acontecer quando a reencontra?

 

4º ano

 

Valter Hugo Mãe tem nos presenteado com uma obra extensa e incrivelmente poética. Este pequeno livro é mais um exemplo de sua escrita de estilo tão marcante, aparentemente simples e de extrema delicadeza.

Para nos falar sobre a ideia de que o paraíso são os outros, o autor escolhe uma narradora que, ainda menina, nos fala de suas percepções sobre o amor. E são muitos os amores que ela observa a partir de sua experiência: casais de homens e mulheres, de animais, de pessoas mais velhas, apaixonadas; de mães, pais e filhos e outras tantas possibilidades imaginadas.

As ilustrações, também feitas pelo autor, acompanham a leveza do texto, como uma espécie diferente de escrita – conferindo ainda mais poesia ao livro.

 

5º ano

 

Dizem que um clássico é um livro que nunca terminou de dizer o que tinha que dizer. É uma obra que se revela sempre nova, alcançando leitores em diferentes tempos.

O menino do dedo verde é um destes livros. Publicado há mais de 50 anos, a obra continua encantando crianças de todos os lugares do mundo, com a história do sensível menino Tistu e suas descobertas com seu amigo jardineiro.

O texto poético, cheio de trechos que conduzem a profundas reflexões sobre a vida, desafia os leitores para uma apreciação mais demorada das palavras, observando-as como delicadeza, como faz o protagonista com a natureza ao seu redor.

Mergulhe nesta delicada aventura e se emocione com o menino Tistu e seu amigo Sr. Bigode.