Dicas de Livros | Blog A Taba
Atividades para as crianças durante as férias

Atividades para as crianças durante as férias

. É difícil encontrar tempo para as atividades para crianças durante as férias: se divertir, explorar lugares novos na cidade, trocar ideias ou simplesmente não fazer nada mesmo e só relaxar.


Dezembro já começou e as férias estão chegando, ufa, que delícia! As rotinas muitas vezes aceleradas da do dia a dia consomem adultos, crianças, e as famílias como um todo. É difícil encontrar tempo para as atividades para crianças durante as férias: se divertir, explorar lugares novos na cidade, trocar ideias ou simplesmente não fazer nada mesmo e só relaxar. 

Para incrementar esse tempo que mais parece sonho do que realidade, mas que pode trazer um trabalho a mais para as famílias que querem aproveitar o tempo com as crianças não só dentro de casa, da rua ou do prédio, A Taba preparou dicas de lugares que oferecem programações interessantes para crianças. 

Claro que nosso olhar foi dedicado às programações literárias, como contações de histórias, mediações, ou também oficinas que se utilizem de livros — excelentes atividades para alfabetização infantil. Além disso, listamos algumas livrarias, bibliotecas e ambientes aconchegantes para uma tarde de leitura e conversas! É só conferir e escolher. 😉

Livraria Novesete

Aconchegante livraria na Vila Mariana que oferece curadoria especializada em literatura infantil, além de atividades para as crianças durante as férias, como lançamentos e bate papos sobre o tema. A programação de dezembro e janeiro ainda não foi divulgada, mas vale conferir no site o que eles vão oferecer por lá. 

http://www.livrarianovesete.com.br/

Endereço: Rua França Pinto, 97. Vila Mariana. São Paulo, SP.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 18h30 / sábado, das 10h às 18h

Lugar de ler

Uma biblioteca, um lugar de encontro, de conversas, de grupos de estudo e leitura, oficinas, ateliês. O Lugar de ler nasceu em 2018 na Vila Madalena para ser um pouquinho disso tudo. Desde que o espaço abriu muitos cursos já foram realizados por lá, para adultos e também para crianças. Para 14 de dezembro já está confirmada uma oficina do Coletivo Miudezas e vale conferir o que mais irá acontecer nesse espaço.

https://www.lugardeler.com/

Endereço: Rua Pedro Ortiz, 94. Vila Madalena. São Paulo, SP.

Horário de funcionamento: é preciso agendar horário caso não tenha uma programação específica.

Biblioteca Mário de Andrade

Dentro da imponente Biblioteca Mário de Andrade, no meio do centro da cidade e de tantas referências que por lá encontramos, há uma sala dedicada às crianças: pé direito alto, lustre antigo, grandes janelas que deixam o ambiente iluminado, pufes e um cuidadoso acervo de literatura em prateleiras baixas e acessíveis. Um ótimo passeio para fazer com as crianças aproveitando inclusive para explorar a área dedicada aos adultos hoje reformada e bem organizada. Especialmente aos domingos pela manhã, há atividade infantil durante as férias: Manhãs de Domingo na Mário. Começa às 10h com uma oficina e às 11h tem espetáculo de teatro. Tudo gratuito. Além disso, em todas as 4ªf de janeiro, às 14h, haverá mediação de leitura na sala infantil. 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/

Endereço: R. da Consolação, 94. República. São Paulo, SP.

Horário de funcionamento: das 8h às 21h45

 

Biblioteca do Parque Vila Lobos

Outra biblioteca que acaba sugerindo um passeio completo e excelente para atividades para educação infantil é a biblioteca do Parque Vila Lobos. Essa é daquelas que depois que a gente entra, não dá mais vontade de sair. O prédio de concreto é todo rodeado por grandes janelas de vidro que dão para o verde e as flores do parque. E logo na entrada há uma estrutura circular de madeira que circunda um ambiente de almofadas e tatames. É como um convite para um aconchego e uma leitura confortável. O ambiente é amplo, iluminado e conta com bibliotecários disponíveis para orientações sobre os livros ou sobre as programações. E o mais legal: é uma biblioteca viva, em que as conversas e bate papos são bem-vindos. Para quem quiser bastante silêncio, no entanto, há uma sala reservada no 2˚ andar. Vale conhecer!

A programação de dezembro, que também é gratuita, já está disponível no site e conta com oficinas, teatro e performances:

https://bvl.org.br/

Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205. Alto de Pinheiros. São Paulo, SP.

Horário de Funcionamento: De terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Uma biblioteca toda dedicada à literatura infantojuvenil, no centro da cidade, em uma praça rodeada de árvores, cafés e prédios interessantes de arquitetura modernista. Aliás, o próprio prédio da biblioteca, também modernista, rodeado por janelas de vidro, paredes curvas e uma marquise de colunas azuis na entrada, por si só já vale o passeio. Dentro do prédio sempre há atividades para as crianças durante as férias, com exposições e muitas prateleiras acessíveis aos pequenos, inclusive àquelas em que é possível deixar o livro com a capa e não só a lombada aparente, facilitando a busca dos leitores. A biblioteca Monteiro Lobato já está com a programação disponível, mas para acessar é preciso entrar na página do Facebook da biblioteca. A semana 1, de 02 a 06 de dezembro é dedicada à contação de histórias e a semana 2, de 09 a 13 de dezembro, é dedicada ao teatro infantil. 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/monteiro_lobato/

Endereço: Rua General Jardim, 485. Vila Buarque. São Paulo, SP.

Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h / sábados, das 10h às 17h.

Livraria da Vila

A livraria da Vila possui algumas unidades espalhadas pela cidade e todas com espaço dedicado às crianças e atividades de educação infantil. O acervo de livros disponíveis é bem grande e para todos os gostos. A programação de férias ainda não foi divulgada mas acontecerá especialmente no mês de janeiro (do dia 11 ao dia 26), aos sábados e domingos, sempre das 16h às 17h. Para saber mais sobre a programação, é só acessar o site da Livraria na seção dedicada aos eventos.

https://blog.livrariadavila.com.br/

Alguns endereços: 

Rua Fradique Coutinho, 915. Pinheiros. São Paulo, SP.

Av. Moema, 493. Moema. São Paulo, SP.

Rua Pamplona, 1704. LJ 2.14. São Paulo, SP.

Funcionamento: O horário de funcionamento varia de acordo com cada unidade

Livraria Casa de livros

Um casarão antigo e preservado na Vila Mariana é a sede dessa livraria que funciona desde 1986. Os livros ficam espalhados pelos quartos, o piso é de madeira e a decoração bastante aconchegante. Uma livraria dedicada à literatura para crianças, que também recebe eventos de lançamentos de livros, cursos e oficinas. A programação de férias ainda não está disponível, mas vale conhecer e consultar o site para descobrir o que estão preparando para os meses de férias:

http://casadelivros.com.br/

Endereço: Rua Capitão Otávio Machado, 259. Chácara Santo Antônio. São Paulo, SP.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h / sábado, das 9h às 13h.

Livraria Panápaná

PanaPaná designa o coletivo de borboletas. Palavra linda da língua portuguesa, originária do tupi.” É assim que começa a descrição desta pequena livraria também dedicada às crianças. Com uma cuidadosa curadoria de livros e também de brinquedos educativos, a livraria oferece um ambiente muito agradável para a leitura. A programação de férias acontecerá em janeiro e é possível conhecê-la pelo Facebook e também pelo Instagram da livraria. 

https://www.livrariapanapana.com.br/

Endereço: Rua Leandro Dupré, 396. Vila Clementino. São Paulo, SP.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 19h / sábados, das 9h às 18h.

Museu da Imigração

Outro passeio que pode render o dia todo é a visita ao Museu da Imigração, que desde o final de novembro conta com uma sala especial de leitura infantil. O Espaço de Leitura Semear Leitores foi todo pensado para acolher leituras e despertar a imaginação com mobiliários de madeira, que sugerem navios, trens relembrando os deslocamentos feitos pelos imigrantes. O acervo de cerca de 1.000 livros conta com curadoria especializada e dedicada especialmente ao tema da imigração. Vale conhecer e perder (ou achar) um tempo por ali. 

Endereço: Museu da Imigração. Rua Visconde de Parnaíba, 1.316. Mooca. São Paulo, SP

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 17h / domingos, das 10h às 17h.

Entrada no Museu: R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Grátis aos sábados.

Unidades Sesc

Não deixe de conferir a programação das mais de 20 unidades do Sesc espalhadas pelo estado de São Paulo. É possível encontrar atividades de mediação, contação e também oficinas. Nas unidades que não oferecem biblioteca fixa, procure pelo serviço do bibliosesc (um caminhão biblioteca) que também oferece atividades relacionadas ao livro e à leitura, extrapolando os limites da unidade e chegando até bairros próximo. No site é possível refinar a busca por atividades, procurando apenas programações de literatura! 

https://www.sescsp.org.br/ 

Centro Cultural São Paulo

A biblioteca do Centro Cultural São Paulo também vale a visita! O destaque fica não só para o prédio, com suas rampas e corredores amplos, mas também para os gibis. A Gibiteca Henfil conta com mais de 10 mil títulos entre álbuns de quadrinhos, gibis, periódicos e livros sobre HQ. Além deste, há outros acervos especializados como a Biblioteca Braille e de Culturas Surdas. Vale conferir o site do centro cultural que oferece também cursos e oficinas diariamente. 

Centro Cultural São Paulo