Dicas de Livros | Blog A Taba
Aniversário da A Taba: 9 anos!

Aniversário da A Taba: 9 anos!

Dia 7 de janeiro – Dia do Leitor, é também aniversário da Taba! Conheça um pouco sobre a nossa história, nestes 9 anos de vida!


É aniversário da A Taba!! Estamos em festa!

Em 07 de janeiro de 2022, A Taba completa 9 anos!

Escrevo esse texto entre dois sentimentos: gratidão e espanto.

Gratidão por tudo o que vivemos até aqui. Pelos aprendizados, pelos desafios percorridos, pelos encontros e por tudo o que construímos.

Espanto pela longevidade! Quem diria? Estamos completando 9 anos de vida! E não é pouca coisa! Empreender na área da cultura, da literatura para crianças e jovens é um desafio e tanto. E chegamos até aqui!

Da primeira reunião feita em minha casa, com um bebê de meses no colo. Ao redor, 15 pessoas comprometidas com a educação, com as quais tive o privilégio de trabalhar nestes quase 30 anos de vida dedicados à Educação e à formação de leitores.

Naquele dia, contei-lhes um sonho: criar uma empresa de curadoria de livros, cuja missão maior fosse contribuir para garantir o direito à literatura em nosso país, promovendo conversas em torno da leitura.

  • Aniversário A Taba
  • Aniversário A Taba
  • Aniversário A Taba
  • Aniversário A Taba
  • Aniversário A Taba
  • Aniversário A Taba
  • Aniversário A Taba
  • Aniversário A Taba
  • Aniversário A Taba

De lá para cá, foram inúmeras as conquistas: prêmios e reconhecimentos pelo caráter inovador do nosso trabalho e pelos resultados obtidos, milhares de assinantes em nosso Clube, dezenas de escolas parceiras e milhares de educadores e famílias acessando nossos conteúdos, no Brasil e no mundo.

Mas, nem tudo foi como eu esperava. Também foram muitos os desafios. Em diversos momentos precisamos corrigir a rota para garantir que o barco continuasse sobre o mar. E aqui estamos.

Na Antroposofia, a chegada aos 9 anos é chamada também de “a queda do paraíso”: momento em que a criança se depara com a concretude do mundo, passando – pouco a pouco – a deixar o universo da fantasia. Curiosamente, é também a fase das perguntas, da vontade de compreender cada vez mais o funcionamento da vida neste tempo e neste lugar.

Talvez eu sinta A Taba como esta criança. Amadurecendo e querendo investigar ainda mais o mundo que nos cerca. Tudo isso sem perder a fé no sonho, no horizonte que nos move.

E os últimos meses foram a prova disso: produzimos dezenas de encontros on-line, gerando conteúdos que estão em vários cursos de EAD e outras plataformas de ensino, passamos a entregar nossos livros também na Europa e nos Emirados Árabes, criamos a categoria jovens leitores e construímos um currículo literário para escolas de Ed. Infantil e Ensino Fundamental I – projeto pioneiro no Brasil e ainda, desenvolvemos um programa de formação de mediadores que começará agora, em 2022!

É claro que todo esse caminho percorrido até aqui não foi feito sozinha. Tenho junto comigo uma equipe de pessoas comprometidas com o dia a dia deste sonho. Um grupo ao qual procuro honrar e agradecer todos os dias.

Além das pessoas que cuidam de todo funcionamento da empresa, temos ao nosso lado também os editores, autores, divulgadores e todos os profissionais do mundo dos livros com os quais procuramos desenvolver relações éticas pautadas no respeito mútuo e na ética do ganha-ganha. Eles são parte fundamental da nossa aldeia. Porque criam histórias que geram conversas todos os dias. Porque sabem que a leitura não tem ponto final. Ela é sempre abre espaço para que possamos ler o mundo e também nos ler no mundo.

Também não posso deixar de mencionar o apoio de organizações parceiras que divulgam nossos conteúdos, dos mentores que nos apoiam com seus olhares estratégicos e também outros empreendedores com os quais troco diariamente sobre os desafios do negócio.

E principalmente, nada disso seria possível sem nossos seguidores, assinantes, escolas parceiras e todas as pessoas que direta ou indiretamente se fazem presente em nosso cotidiano, em cada produto, evento ou conteúdo produzido pela A Taba.

Muito obrigada por tudo o que construímos até aqui. Vamos juntos fazer ainda mais!

Feliz aniversário para a gente! Obrigada por ser parte da nossa festa!