Aperte aqui
O livro Aperte aqui se inicia com uma bola amarela que, se apertada, leva o leitor para outras tantas bolas vermelhas, amarelas e azuis.
Resenha do livro Aperte aqui
Livro: Aperte aqui
Autor: Hervé Tullet
Editora: Ática
Em tempos de tablets e outras tecnologias aplicadas ao universo da leitura, Hervé Tullet escreve e ilustra a interessante brincadeira que figura em Aperte aAqui. Considerado um dos 30 livros de 2012 pela Revista Crescer, tudo começa com uma bola amarela que, se apertada, leva o leitor para outras tantas bolas vermelhas, amarelas e azuis.
Mas o livro não é só uma sucessão de “cliques”; o leitor é convidado a soprar, organizar, sacudir, alinhar e passar as páginas, para conferir todas as suas ações e, assim, interagir com o livro.
Os textos são curtos e funcionam como “comandos”, o que permite ao leitor explorar ao máximo as ilustrações, grande diferencial do livro.
Quem é Hervé Tullet?
O francês Hervé Tullet é autor e ilustrador há mais de vinte anos e diz que se sente feliz por trabalhar livremente em contato com crianças, que, segundo ele, têm a mente mais aberta.Muito antes dos tablets, suas obras já eram bastante interativas. Ele diz que faz cada livro como se estivesse inacabado e precisasse do leitor para completá-lo. Por isso mesmo, Tullet acredita que as novas tecnologias podem ser um apoio para o livro, com jogos e brincadeiras como os que oferece em seu site.
Bons livros propiciam a aproximação entre as pessoas por meio das palavras e das imagens que evocam. Melhor ainda quando essa experiência vem acompanhada de risos e diversão.
Em Aperte aqui, mais do que seguir os comandos, a diferença está na possibilidade de brincar com o autor, como se ele pudesse participar de cada leitura, criando tantos movimentos e surpresas quanto a nossa imaginação quiser.