Dicas de Livros | Blog A Taba
As 14 pérolas da Índia

As 14 pérolas da Índia

A Índia é uma das civilizações mais antigas do mundo e apresenta uma miscelânia de povos que marcaram sua cultura e sua narrativa. Em  As 14 pérolas da Índia, percebemos essa diversidade sob a influência muçulmana nos contos “O palácio e a pousada” “O mendigo e o banquete real” e “O velho, a criança e o burro”; a influência budista em “A sabedoria de Buda” e “Buda e os estrangeiros” e a influência do hinduísmo no restante dos contos.


Resenha
A Índia é uma das civilizações mais antigas do mundo e apresenta uma miscelânia de povos que marcaram sua cultura e sua narrativa. Em  As 14 pérolas da Índia, percebemos essa diversidade sob a influência muçulmana nos contos “O palácio e a pousada” “O mendigo e o banquete real” e “O velho, a criança e o burro”; a influência budista em “A sabedoria de Buda” e “Buda e os estrangeiros” e a influência do hinduísmo no restante dos contos. As ilustrações são belíssimas e retratam a cultura indiana com suas belas paisagens e pessoas ricamente ornamentadas. Ionit pesquisou muitas imagens desse país para dar o tempero indiano  às que foram feitas no livro.
Trecho do livro
“ Na cidade de Anuradhapura, Buda estava à sombra da árvore sagrada Bo, a mesma árvore que tempos atrás havia presenciado o despertar, a iluminação do Mestre. Agora ele estava com vários discípulos, todos em posição de lótus, meditando de olhos fechados. Era uma manhã fria de inverno, quando um estrangeiro interrompeu a meditação do Mestre e de seus discípulos: –- Venerável Buda, responda a uma questão angustiante para a minha alma. Buda e todos os seus seguidores abriram os olhos. O Mestre apenas assentiu com a cabeça. O estrangeiro perguntou: –- Deus existe?” P. 25