Assim ou assado
“Assim ou Assado” apresenta aos pequenos leitores uma série de pares de opostos, apresentando um vocabulário simples e de fácil compreensão.
“Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo… / e vivo escolhendo o dia inteiro!”. Esses dois versinhos, retirados do poema “Ou Isto ou Aquilo”, de autoria da célebre Cecília Meireles (1901-1964), representam perfeitamente uma das tarefas árduas da vida cotidiana: a tomada de decisões. Quantas tomamos durante um dia? Qual o grau de importância de cada uma? “Assim ou Assado” se junta ao poema de Meireles apresentando aos pequenos leitores uma série de pares de opostos, alguns complementares (como sal e pimenta) e outros excludentes (como alto e baixo) permitindo que eles se deparem com um vocabulário simples e de fácil compreensão, mas rico em significados, e brinquem com a sonoridade das palavras.
Quem são as autoras de “Assim ou Assado”?
Ana Pessoa é considerada uma das escritoras européias mais talentosas da atualidade. Nascida em Lisboa, Ana vive em Bruxelas, onde trabalha como tradutora no Conselho da União Europeia. No seu tempo livre, escreve suas ideias sempre à mão, sem um objetivo muito claro e, de repente, as histórias começam a surgir em sua cabeça. Ana gosta muito de escrever sobre a adolescência, tendo publicado vários livros dedicados ao tema – todos reconhecidos e premiados em Portugal – mas em “Assim ou Assado” ela apresenta aos bebês os opostos que encontramos no dia-a-dia.
A brasileira Yara Kono se formou em Farmácia e em Design e Comunicação. Após uma temporada no Japão, Yara retornou ao Brasil e desde então se dedica à ilustração, tendo recebido prêmios como o Prêmio Nacional de Ilustração e o Bissaya Barreto, ambos em Portugal.
Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?
Quantas descobertas fazem os bebês! A cada dia, eles são apresentados a elementos que compõem a vida cotidiana, montando aos poucos seu repertório cultural, social e linguístico. “Assim ou Assado” apresenta aos pequenos leitores pares de opostos com os quais convivemos diretamente que nos incitam à tomada de decisões e a descobrir mais sobre nós mesmos. Assim, através da leitura, da releitura e das brincadeiras que o livro encoraja, seu bebê vai conhecer um pouquinho mais sobre o mundo do qual agora ele faz parte e, aos poucos, se reconhecer como indivíduo dentro dele.