Dicas de Livros | Blog A Taba
Aula de carnaval e outros poemas

Aula de carnaval e outros poemas

Em Aula de carnaval e outros poemas, o autor explora diversas formas poéticas, com textos perfeitos para ler em voz alta.


Aula de Carnaval e outros poemas traz o colorido e as memórias da folia, mas não só isso. Nos textos incríveis de Ricardo Azevedo, o futebol, os sons à nossa volta, a morte e a própria poesia aparecem, equilibrando os sabores da leitura e das experiências.

Explorando as diversas formas poéticas, o autor constrói uma obra repleta de musicalidade, evidenciada pelas rimas e pelo ritmo dos versos, com textos perfeitos para apreciar por meio da leitura em voz alta.

As ilustrações, também assinadas pelo autor, trazem os traços característicos de sua vasta produção com cores pastéis, diversas figuras humanas e detalhes divertidos que só serão percebidos pelos leitores mais atentos!

Quem é o autor deste livro?

Ricardo Azevedo

Paulista, ilustrador, escritor e pesquisador da cultura brasileira. Ricardo Azevedo já publicou diversos livros de contos (populares ou ficção), poesias para crianças e também para jovens, pequenas novelas (como a famosa Um Homem no Sótão) e também estudos mais teóricos sobre a cultura. Ganhou muitos prêmios e tem títulos publicados em outras línguas e países.

Sua obra é de extrema importância, pois possibilita que os leitores de diferentes idades possam ter contato com a cultura popular por meio de textos tanto acessíveis como elaborados. Seu trabalho é produto de uma extensa pesquisa que pretende levar ao leitor não só o sabor como também a paisagem em que essas histórias foram contadas.

Para ele, ler é também uma forma de viajar, conhecer outros personagens, outras culturas e opiniões. E assim, quem sabe, poder conhecer um pouco melhor a nós mesmos.

Por que escolhemos este livro para os nossos assinantes?

Com diversos livros publicados, Ricardo Azevedo é daqueles autores que parecem criar em suas obras um canal direto com os leitores. Sua poesia e ilustração são ao mesmo tempo leves e profundas. Tocam naquilo que é cotidiano e real, considerando a complexidade da vida que pode ser alegre, triste, boba ou difícil, independente de nossa idade. 

E justamente por reconhecer na criança e no jovem leitor essa mistura de sentimentos que compõe a vida de qualquer um de nós que o autor se aproxima e faz sucesso até hoje em rodas de leitura, bibliotecas e salas de aula! Aula de carnaval e outros poemas fala sobre a riqueza e a aventura da vida!

Um livro para ler e reler. Cantar e declamar, não só no carnaval, mas em todos os tempos da vida!