Dicas de Livros | Blog A Taba
Jardins

Jardins

Roseana Murray e Roger Mello, autora e ilustrador premiados, unem suas artes em Jardins, belíssima edição da Editora Global.


Roseana Murray e Roger Mello, autora e ilustrador premiados, unem suas artes em Jardins, belíssima edição da Editora Global. 

Por trás da capa verde com cortes vazados, pode-se vislumbrar um colorido florido brilhante. 

O livro é literalmente um presente ao leitor: para abri-lo é preciso desamarrar um laço de fita vermelha. Uma vez desfeito o laço, o leitor tem acesso aos delicados e curtos poemas, que traduzem ricas imagens, e aos inspirados desenhos em finos traços, que ora ornam os textos, ora preenchem páginas inteiras de intensa cor. 

Neste jardim de poemas, há “guirlandas de palavras e o verbo a prender perfumes”, nas palavras do renomado poeta Manoel de Barros, cujo texto que parabeniza a autora se encontra nas páginas iniciais do livro. 

Quem são os autores deste livro?

Autora de poesia e contos para crianças, jovens e adultos e com cerca de cem livros já publicados, Roseana Murray é carioca e filha de imigrantes poloneses. 

Graduada em Língua e Literatura Francesa, a autora recebeu diversos prêmios por seu trabalho, fazendo parte da lista de honra do IBBY, organização internacional que reúne alguns dos melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo.

Além de escrever seus livros, trabalha com o projeto de leitura Café, Pão e Texto,

recebendo Escolas Públicas em sua casa para um café da manhã literário.

Nascido em Brasília, Roger Mello aprendeu cedo o poder dos livros. 

Foi para o Rio de Janeiro, estudou desenho industrial e começou sua carreira como ilustrador trabalhando com Ziraldo.

Ele diz que sua passagem da ilustração para a escrita foi muito natural, principalmente porque sempre leu muito. Ele considera cada obra que cria como um segredo divido com leitores.

Por que escolhemos enviar este livro para os nossos assinantes?

Um livro todo dedicado à beleza das flores. Com texto poético e delicado, em Jardins, o leitor poderá se aproximar da experiência de observar e sentir as flores muito de perto. Quase como se pudéssemos tocá-las e perceber a textura de seda das pétalas, ou sentir somente a imensidão da beleza que é conforto para os olhos e para a alma. 

“Flores alimentam sonhos, dão de comer aos olhos, arrumam e desarrumam formas e cores”

Como o próprio verso diz, flores dão de comer aos olhos. E neste livro, as ilustrações do premiado Roger Mello compõem com os versos da autora, abusando da intensidade das cores, como se estivéssemos vivenciando a experiência de estar em um jardim! Em conjunto com o texto, convidam o leitor a apreciação seja das páginas do livro, seja dos jardins que possa encontrar, dentro e fora de si. 

Você conhece o Canal de Contação de Histórias da Taba? Lá você pode conhecer alguns dos livros enviados pelo Clube, narrados por diferentes artistas.

Confira a interpretação de Samara Rosa para o livro “Jardins”.