Dicas de Livros | Blog A Taba
Cantigas por um passarinho à toa

Cantigas por um passarinho à toa

Em Cantigas por um passarinho à toa encontramos a simplicidade e a delicadeza de Manoel de Barros, que nos encanta com tamanha sutileza.


Repare bem: se o título da obra já é em si poético e nos convida a leveza em tão poucas palavras, imagine os versos que encontramos dentro do livro? 

Em Cantigas por um passarinho à toa encontramos a simplicidade e a delicadeza de Manoel de Barros, que com maestria nos encanta ao falar de temas tão profundos, com tamanha sutileza. Como se fosse mesmo um passarinho, cantando por aí à toa. 

E que privilégio poder encontrar suas palavras e seus versos rodeadas pelas ilustrações de João Kammal, que engrandecem a leitura e ampliam os sentidos dos poemas! 

Uma obra que certamente irá encantar leitores de diferentes idades e que só tende a ficar maior, com a ternura das conversas que poderão surgir entre os adultos e crianças durante e após as leituras. 

Cantigas por um passarinho à toa

Escrito por: Manoel de Barros

Ilustrado por: Kammal João

Editora: Companhia das Letrinhas

https://youtu.be/iGBoawD6cyM

Quem são os autores deste livro?

Manoel de Barros foi um dos mais famosos poetas brasileiros. 

Nascido em Cuiabá, no Mato Grosso, no ano de 1916, o autor foi considerado um dos maiores poetas brasileiros, tendo seus trabalhos publicados em Portugal, na Espanha e na França, onde é um dos autores contemporâneos mais reconhecidos.

Dedicou alguns de seus poemas ao público infantil, outros para o público adulto. Mas em todos eles estiveram sempre presentes a natureza, o quintal, o brincar e um jeito de viver o mundo que em muito se aproxima do ser criança. 

Trabalhou com maestria a linguagem, reinventando formas e significados. Para ele a poesia era uma “voz de fazer nascimentos”. 

Morreu em 2014, poucos dias da data em que completaria 98 anos.

Kammal João é carioca e artista plástico, graduado em comunicação social pela PUC-Rio.

Já ilustrou alguns livros infantis e é também professor de ilustração. 

Ganhou seus primeiros cadernos de desenho quando tinha 15 anos e, desde essa época, tem o costume de levá-los para todos os lugares em que vai registrando seus olhares sobre mundo. 

Esses cadernos e seu processo de criação também servem de inspiração para cursos e oficinas que ministra em diferentes espaços do país.

Livros para bebês