Dicas de Livros | Blog A Taba
Sete cordéis para sete cantigas

Sete cordéis para sete cantigas

Sete cordéis para seta cantigas é é um livro alegre e inteligente, que convida ao canto ou à leitura em voz alta, e também a conhecer mais sobre os cordéis.


Dois importantes elementos de nossa cultura – o cordel e as cantigas de roda – foram cuidadosamente reunidos neste livro de Cristiano Gouveia. 

O autor, que é filho de nordestinos, buscou em suas raízes inspiração para propor um novo jeito de cantar as cantigas tradicionais.  Explorando narrativas e desdobrando enredos, optou por criar cordéis a partir de cantigas escolhidas a dedo por provocarem algumas perguntas intrigantes, como: por que será que o cravo brigou com a rosa? E como de uma abóbora se faz melão, e depois, melancia? 

No total o leitor poderá conhecer sete pequenas histórias cheias de rima, ritmo e humor, que – certamente – abrirão espaço para muitas outras perguntas, como aquelas respondidas pelo autor em seus poemas.

Destaque para projeto gráfico e as ilustrações que acrescentam ainda mais informações às narrativas.

Saiba mais sobre o livro escolhido pela Taba, no vídeo abaixo:

Sete cordéis para sete cantigas

Autor: Cristiano Gouveia

Editora do Autor

Quem é o autor deste livro?

Cristiano Gouveia nasceu em São Paulo, é músico, compositor, escritor e contador de histórias. 

A presença da música na linguagem narrativa é seu foco de estudo e pesquisa. 

Desde 2007, suas descobertas neste campo serviram de inspiração para que o artista começasse a criar suas próprias histórias cantadas.

Atuando como contador de histórias, já fez diversas apresentações pelo país e participou do programa infantil Quintal da Cultura (TV Cultura e TV Ratibum). 

Também trabalhou na direção musical de espetáculos teatrais e foi professor de teatro.

Em seu canal do Youtube Um canto que conta é possível conhecer mais sobre seu trabalho e assistir apresentações de histórias tradicionais, ou inventadas, sempre marcadas pelo canto e ritmo. 

No site oficial do autor, www.cristianogouveia.com.br, estão disponíveis várias informações sobre seu trabalho e também sobre outros livros escritos apenas por ele ou em parceria com outros artistas.

Por que este livro foi escolhido pelo Clube de Leitores A Taba?

A pesquisa de Cristiano Gouveia – que investiga a musicalidade no universo narrativo das histórias tradicionais – foi com certeza fator importante na composição dos cordéis deste livro. 

Além de explorar o enredo e brincar com a imaginação do leitor – que ora parece conhecer a história, ora espera ansioso pelos seus desdobramentos imaginados -, o autor trouxe ao texto o ritmo e o tom divertido, comum a este tipo de poema. 

O resultado é um livro alegre e inteligente, que convida ao canto ou à leitura em voz alta, e também a conhecer um pouco mais sobre a cultura nordestina dos cordéis. Aliás, ao final do livro há uma interessante e didática explicação sobre a composição deste tipo de poema. Você viu?

Quer receber em sua casa, todos os meses, livros incríveis como este? Assine A Taba!